ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 35: Começa o Barretão

O ARENA EM DEBATE DESTA SEMANA TRÁS A OPINIÃO DOS COLUNISTAS ABNER HENRIQUE E EUGÊNIO JOSÉ SOBRE O RODEIO DE BARRETOS, A PRCA, A VOLTA DA PRINCIPAL DIVISÃO PBR E MUITO MAIS

Na semana em que se inicia o maior rodeio do Brasil, os colunistas Abner Henrique e Eugênio José, chegam afiados, para mais uma arena em Debate. Sempre com imparcialidade e com o compromisso de expor suas opiniões sobre o esporte que tanto amam: RodeioBlog Arena Bruta

Abner Henrique: Na semana que começa a “Maior Festa do peão do Brasil”, eu não poderia abrir o Arena em Debate com outro tema. Confesso que estou a horas vasculhando aqui na internet e tudo que encontrei são informações sobre os shows da festa. Mas como quero saber de rodeio Eugênio José, te pergunto, você sabe quem serão os peões da Montaria em Touros este ano por lá? Tudo o que sei é que haverá a competição entre estados, então provavelmente sejam os competidores da Ekipe Rozeta. E os estrangeiros, quem vem?

Eugênio José: Bom Abner, este ano teremos a final do Circuito Barretos, que não é mais, CBB e voltou a ser Circuito Barretos. Ai começa o Barretos, os 15 melhores (eu acho) da primeira semana, passam para a Internacional. Na próxima segunda até  quarta-feira, tem a disputa entre estados. Dai passam mais uma quantia, creio que são mais 15 (três equipes) que se junta para a disputa internacional entre estados. Resumindo é assim. Para saber quem será o campeão de Barretos, só na quinta-feira 22, para sabermos quem serão os competidores que estarão em Barretos. Quem conseguirá passar pela a final do Circuito Barretos, quem conseguirá em uma vaga de um estado distante, e quem será convidado por Barretos. Os sistemas de eliminatórias é fácil compreender, já o sistema de convites e critérios, acho que nem Deus entende, pois o campeão de Barretos em 2011, Juberto Morales, não montou em 2012, e muito menos montou na equipe do Mato-grosso, que também foi campeã em 2011. Ou seja, um balaio de gato, mas, não tira o mérito do nosso maior rodeio. Já sei que tem peão renomado, vários, doido atrás de uma vaga no estado, e claro que, ninguém respeita esse negócio peão do mesmo estado, todos querem um time competitivo. Ainda em Barretos, nos fale sobre os nomes internacionais que virão a festa!

Paulo Lima, Campeão da Copa Barretos em 2012 (Foto: André Silva)

Paulo Lima, Campeão da Copa Barretos em 2012 (Foto: André Silva)

AH: Enrolou, enrolou e me fez a mesma pergunta que eu tinha te feito. Mas está bem, vou responder: não sei. Pela PBR é certo que não vem ninguém, assim como o CBR e a PRCA que já trouxeram também, e a IPR,que todos estas, por detalhes que nós conhecemos, é a que tem entrada mais difícil em Barretos. Mas já que você abriu espaço, aproveito pra dizer que já perdeu a graça estes formatos de disputas de equipes no Rodeio Brasileiro. Entre países era empolgante, mas entre estados, patrocinadores, o público nunca comprou e nunca vai comprar essa idéia. E outra coisa, uma disputa entre estados cheia de “forasteiros” é mais estranho ainda. É obvio que alguns estados não tenha tantos competidores de alto nível, mas um exemplo é o meu estado, o Paraná. Se você tirar os atletas daqui exclusivos do Top Team e exclusivos da PBR, ainda forma um time forte, mas no ano passado, salvo engano, só tinha dois paranaenses na equipe do Paraná. Então eu ainda estou tentando achar o sentido desta disputa de equipes, disputa de estados. Mas falando de coisas mais sólidas, menos complexas e a favor do Rodeio, a ANTT está de volta a Barretos. Esse Campeonato, que comemora 10 anos da entidade e que a gente vem elogiando a muitas semanas, chega ao rodeio mais famoso do país com novidades não é?

EJ: Como assim eu enrolei? Falei tanta coisa, rapaz. E outra você o “outro colunista” que fala sobre a parte internacional. RS. Sim a ANTT, realizará pela primeira vez, uma etapa na categoria mirim. Ou seja, alguma “Tamborzeirinha” vai escrever o nome como a primeira campeã mirim na modalidade em Barretos. A favorita é Maria Eduarda da Silva de São José do Rio Preto (SP), que venceu Colorado, Americana, Vargem Grande do Sul, etc. Claro que a filha do Guilherme Marchi, tem mostrado talento, ela venceu uma prova do SH3T no meio das adultas. Vai ser uma briga boa. Falando em briga boa, lá na PRCA/WPRA, Sherry Cervi continua líder com Mary Walker e Fallon Taylor por perto. Destaco essa semana, Kaley Bass, uma competidora que faz seu estilo (muito bonita), mas, ganhou duas posições no ranking, agora ela é oitava. Quero ressaltar que ela fez parte do meu time em Calgary e fará em Las Vegas, se você não roubar é claro RS. Tenho observado o trabalho dela Abner, muito competente na arena. Ganhou dois rodeios semana passada, e acumulando $10 mil dólares. É uma nome que pode brigar pelo título mundial nos próximos anos?

Kaley Bass é a mais jovem entre as líderes do Ranking da WPRA nesta temporada e pode surpreender

Kaley Bass é a mais jovem entre as 10 melhores do Ranking da WPRA nesta temporada e luta pelo título

AH: A WPRA vive um grande momento, com nomes consagrados e grandes revelações sempre brigando pela ponta. Acredito sim que a Kaley Bass seja uma das quatro grandes favoritas ao título, juntamente com Sherry Cervi, Mary Walker e Fallon Taylor. Ela tem apenas 20 anos e corre com um cavalo muito experiente. Ano passado, em sua estréia na National Finals Rodeo ela ficou em quarto lugar no geral, encerrando a temporada em sexto lugar. Como destaque negativo, eu vejo Carlee Pierce, vice-campeã mundial de 2012, que agora está fora do TOP 15. Este ano ela preferiu ficar mais ao lado de seus filhos e foi a menos eventos. Das 20 primeiras colocadas, Pierce é a que competiu menos, 38 rodeios, enquanto Fallon Taylor e Brittany Pozzi já foram a mais de 70. E por falar em eventos, tivemos outro fim de semana bem movimentado na PRCA. Apesar de não ter nenhum grande evento, rolou muito dinheiro e muitas alterações nos Rankings de várias modalidades não é Eugênio José? E você, já está fazendo apostas de quem ficará fora da NFR este ano?

EJ: Com certeza, estou me preparando bem, posso até perder, mas, não vou deixar o OUTRO COLUNISTA, falar que eu escolhi alguém que tem o nome bonito. Mas, vai ser muito bom, Abner, essa NFR. Sim, muita coisa aconteceu no final de semana. Cody Teel, bull rider, atual campeão mundial, caiu duas posições, é quarto agora. Tyler Smith é o segundo e J. W. Harris continua liderando. Estou gostando dos nomes que estão se formando para a NFR, e da nona posição até o décimo sexto, tudo muito embolado. Mas, forma muitas coisas no final de semana. Trevor Brazile ganhando mais dois All-Around. Austin Meier vencendo evento na modalidade touro. Tuf Cooper no laço em bezerro e  Ryan Gray no Bareback deram uma pequena disparada na liderança. Essa semana volta a PBR/BFTS. A pergunta é simples e direta Abner? Vai ter um americano que ameaça os brasileiros ou podemos comemorar o nono título?

Trevor Brazile novamente lidera o Ranking de Cowboy Completo e busca seu 11º título na modalidade (Foto: Mike Copeman)

Trevor Brazile novamente lidera o Ranking de Cowboy Completo e busca seu 11º título na modalidade (Foto: Mike Copeman)

AH: Ano passado quando todos achavam que o Brasil era imbatível, você mostrou com suas planilhas que Austin Meier e LJ Jenkins poderiam tirar o título de Silvano Alves na última montaria. Este ano o Brasil domina sim e posso dizer que temos 80% de chances do título vir ao Brasil, mas ainda restam nove etapas e a “bonificada” Final Mundial. No TOP 10 hoje, apesar das muitas etapas que tivemos no Brasil valendo pontos, estão cinco brasileiros contra cinco americanos. Então devemos prestar atenção em Cody Nance, Mike Lee e J.B. Mauney, que são os três principais candidatos a estragar a nossa festa. O Shane Proctor, se acordar, é o quarto nome. Vamos aguardar. E por falar nisso Eugênio José, uma notícia triste esta semana foi o anuncio da aposentadoria de Luke Snyder. Ele não chegou a ser um TOP, mas nos últimos anos havia melhorado muito. E algo que me chama a atenção é que desde a aposentadoria de Justin McBride em 2008, pararam também, Ross Coleman, Mike White, Chris Shivers, Wiley Petersen, Brian Canter, e surgiram quem? Os Estados Unidos não estão repondo nem 25% dos grandes nomes, você acha que isso já é irreversível e o Brasil vai mesmo dominar, ou vem ai uma nova geração pelo menos pra igualar os grandes nomes de seis ou sete anos atrás?

Depois de subir para a 22ª colocação nas últimas semanas, Edevaldo Ferreira decidiu voltar a BFTS nos EUA (Foto: André Silva)

Depois de subir para a 22ª colocação nas últimas semanas, Edevaldo Ferreira decidiu voltar a BFTS nos EUA (Foto: André Silva)

EJ: Do jeito que anda, cada dia um nome novo surge por aqui. E você frisou muito bem, os grandes nomes pararam e não surge nada. Não podemos falar que um Chase Outlaw é um nome que vá estourar, pode acontecer. Você entra no ranking da PBR,  na cabeça está o Brasil. No Rookie Of The Year, Brasil de novo. Sem contar que novos Kaique’s, estão surgindo aqui a todo momento. A notícia de última hora é que Edevaldo Ferreira, também está voltando aos EUA. A cada dia que passa, a PBR/USA vai ficando mais PBR/BRA. Essa é a verdade. Quando falamos em EUA, no geral tem o Cody Teel, que está indo muito bem, atual campeão mundial da PRCA. Já sei! Lá vem os PBR Maníacos com a pergunta: “Se é bom porque não monta na PBR”? Conversei recentemente com a esposa do Paulo Crimber, sobre a loucura de acompanhar a PRCA, as viagens, rodeio todo dia. Uma temporada na PRCA, é coisa de doido, e esses caras que tiveram familiares na PRCA montando não trocam a tradição por uns dólares a mais. Eu gostaria de ver os denominados “bons” da PBR fazer uma temporada na PRCA, porque até agora o único que está encarando isso a sério é o Shane Proctor. Semana passada teve rodeio todo dia, de segunda a segunda.  O certo é que. Estamos na reta final de ambos os campeonatos e, muitas coisas devem acontecer com o Arena em Debate sempre de olho em tudo.

Um comentário em “Arena em Debate 35: Começa o Barretão

  1. francisco ferreira de lima
    11 de agosto de 2014

    meu mone francisco ferrero conhecido como chico vaqueiro gosto da zootecnia e fam de cavalo gado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14 de agosto de 2013 por em Arena em Debate.
%d blogueiros gostam disto: