ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 34: Os assuntos em destaque da semana

ÁS VESPERAS DO RETORNO DA PRINCIPAL DIVISÃO DA PBR, OS COLUNISTAS ABNER HENRIQUE E EUGÊNIO JOSÉ DISCUTEM SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO NOVO REGULAMENTO QUE ENTROU EM VIGOR NESTE ANO, ALÉM É CLARO DE MUITOS OUTROS ASSUNTOS

Abner Henrique: Falta pouco mais de uma semana para o retorno da principal divisão da PBR. Apesar dos 90 dias de férias, este ano vivemos algo diferente, já que o Ranking não parou. Silvano Alves ganhou mais de 1.100 pontos nestes três meses e segue na liderança, com Marco Eguchi em segundo. Hoje temos sete brasileiros no TOP 20, mesmo número que tinhamos em maio, porém, no TOP 35, que serão os classificados para a Final Mundial, passamos de 11 para 13 brasileiros, com destaque para Cláudio Crisostomo, líder do Ranking nacional e que pode chegar a Las Vegas mesmo sem montar na primeira divisão. Eugênio José, qual a sua análise sobre este novo regulamento. O que mudou, o que melhorou e o que piorou em relação ao ano passado, quando era usado “dinheiro” para se chegar a PBR World Finals?

Silvano Alves aumentou sua diferença para o segundo colocado durante as férias da BFTS (Foto: Mike Copeman)

Silvano Alves aumentou sua diferença para o segundo colocado durante as férias da BFTS (Foto: Mike Copeman)

Eugênio José: Abner Henrique, para os brasileiros, foi a melhor coisa do mundo, uma vez que, os Iron’s Cowboys acabaram, o  dinheiro aqui deu uma encurtada. A palavra férias, para a galera brasileira que mora nos EUA, meio que sumiu. Como você bem observou, competidores como Cláudio Crisóstomo,  podendo montar em Las Vegas sem ter ido aos EUA. No começo eu e você até “achamos” que a regra poderia prejudicar os brasileiros, mas, como é pontos e notas, o fato dos rodeios aqui em sua maioria ter quatro dias, sempre se sobressai sobre os eventos dos EUA. Acho que a regra mudou a vida da galera, lá nos EUA também, pude notar uma TPD movimentada, com mais presenças ilustres. Enquanto nos outros anos os principais cowboys pescavam e caçavam, esse ano tiveram que pegar a estrada. Mais uma vez a PBR/USA acertou. Já na PRCA – Abner, vamos ter um novo duelo Cody Teel, e J. W. Harris? Harris continua liderando e montando bem. Ele conhece o caminho de Las Vegas como ninguém, pelo sexto ano ele deve chegar como favorito ou você tem outra opinião?

AH: Acredito sim que J.W. Harris e Cody Teel cheguem a Las Vegas como os principais favoritos, mas não podemos definir apenas eles como possíveis campeões. Faltam 40 dias para a definição das 15 vagas para a National Finals Rodeo e pelo que vemos, muita gente com condições de brigar pelo título irá se classificar. No TOP 10 hoje temos os veteranos Cody Campbell, Josh Coschel e Shane Proctor, que você não acreditava que se classificaria este ano. Outros dois novatos que eu acredito que ainda vão se destacar muito este ano é Elliott Jacoby, ex-PBR e Cooper Davis, líder do Ranking de Rookie of the Year. Assim como nos touros, nas outras modalidades não tivemos alterações na liderança este último fim de semana. Agora falando de um assunto que você gosta muito, Eugênio José, os Três Tambores. Você acredita que este ano a sua querida Mary Walker tem uma parada mais dura pela frente na briga pelo título, já que quem lidera é a quase perfeita Sherry Cervi, Tri-Campeã Mundial e maior ganhadora de dinheiro na história da modalidade, diferente de 2012, quando ela disputou com Brittany Pozzi, que vinha de problemas pessoais que “detonaram” a sua temporada.

Sherry Cervi, líder do Ranking 2013 e recordista de premiação na história da WPRA (Foto: Assessoria Reno Rodeo)

Sherry Cervi, líder do Ranking 2013 e recordista de premiação na história da WPRA (Foto: Assessoria Reno Rodeo)

EJ: Pois é, seu Abner, afinal olhando o ranking aqui, vejo Mary Walker, coroa, a frente de Fallon Taylor, a modelo né!. Eu avisei que ela, Mary, ia ultrapassar sua modelo, mas, vejo uma final muito bacana, verdade seja dita em 2012, Mary Walker reinou sozinha contra a viúva adormecida, Brittany Pozzi. Sherry Cervi, realmente ressurgiu das cinzas e vai com tudo. Vamos ter uma final muito boa. Particularidades a parte, não vejo favorita no momento, mas, vejo sim uma NFR inesquecível nesta modalidade. Falando nisso, A ANTT, criou a categoria mirim, e já existem algumas figurinhas, se destacando, como Maria Eduarda de São José do Rio Preto (SP), que lidera o ranking do mirim e ainda compete entre as adultas. Tivemos no último final de semana, a vitória da filha do Guilherme Marchi, Manuela Marchi. Falta um campeonato assim no rodeio em touros no Brasil Abner. Há uma lacuna entre o rodeio em carneiros e o rodeio júnior de Barretos?

AH: Com certeza falta. O pessoal reclama quando nós comparamos o rodeio daqui com o dos Estados Unidos, mas não tem como não comparar. Lá existem diversas categorias entre o “Carneiro” e o “profissional”, ou seja, em qualquer idade, em qualquer, quem quer ser cowboy pode competir. Aqui nunca tivemos nada na categoria de base a não ser uma vez por ano em Barretos, e acredito que isso nunca mudará.Um exemplo é o Kaique Pacheco, que já venceu dois eventos da PBR Brazil este ano e tem apenas 18 anos. Ele ainda está terminando o segundo grau na escola e se fosse nos EUA certamente já ganharia uma bolsa de estudos pra representar uma Faculdade no Rodeio Universitário. E ainda mantendo o foco nos Três Tambores, tivemos outra vitória de Caroline Rugolo, a quinta na temporada e a segunda consecutiva. Apesar de matematicamente ainda ser possível outra atleta tirar o título dela, você acredita que este ano o título nacional esteja mais próximo para ela?

Manuela Marchi e Caroline Rugolo, Campeãs na 8ª etapa da ANTT em Indaiatuba/SP (Foto: Daniele Venturini)

Manuela Marchi e Caroline Rugolo, Campeãs na 8ª etapa da ANTT em Indaiatuba/SP (Foto: Daniele Venturini)

EJ: A Carol Rugolo, vem crescendo e amadurecendo, creio que isso, fortaleça seu favoritismo. Por outro lado, favoritismo não dá título a ninguém, exemplo foi o que aconteceu com ela ano passado em Paulínia. Não sei o rumo dos Três Tambores no Brasil, em razão daquilo que nós conversamos semana passada, em relação ao Super Horse 3 Tambores Brasil, uma vez que ele é um produto da Santarena e a mesma, ao que tudo indica não ficará mais no rodeio. É o que fala a Radio Rodeio, e a Rádio Rodeio aumenta, mas não inventa. O problema, que no Brasil quando as coisas nascem, todo mundo divulga, mas, quando morre, ninguém vem dar uma explicação sólida, ai temos que ficar aqui em cima de casca de ovos, tentando explicar, algo que ninguém nos explicou. Enfim, já é notório, que a ANTT, aumentou o número de etapas. E deve crescer e atrair mais competidoras competitivas, então eu “acho” que é o ano da Caroline Rúgulo. Não que ela não tenha capacidade de ganhar em outros anos, mas, é a favorita, até o momento. Voltando a PRCA, Abner, Ryan Gray, ultrapassou o premiado Kaycee Field no ranking, na verdade é quase um empate técnico. São apenas 190 dólares. São os nomes para brigar pelo título? Com sua experiência nos faça uma leitura desta modalidade para nós.

AH: Só concluindo sobre a ANTT, durante muito tempo apenas as competidoras deram valor a ela, muitas vezes devido a sua premiação, que não era a maior do Brasil. Mas ela continua ai, comemorando seus 10 anos e com um alicerce sólido para os próximos 10. Acredito que o ideal da diretoria da ANTT seja o mesmo da diretoria da IPR: Não precisa ser o maior a cada ano, mas que se mantenha por muitos anos. Mas voltando a PRCA, o Ryan Gray é experiente e talentoso, porém ficou de fora da NFR 2012 depois de sete temporadas se classificando consecutivamente. Como já dissemos em outras ocasiões, o Bareback na PRCA tem sido a modalidade para sentar e assistir cada detalhe. Entre os 5 melhores do Ranking hoje, estão os três caras que detém nove dos últimos 10 títulos mundiais: Kaycee Feild; Will Lowe e Bobby Mote. Gray em primeiro e Wes Steverson na quarta colocação, não tem títulos mundiais ainda, mas já fizeram por merecer. Correndo por fora, na sexta colocação, vem JR Vezain, a maior revelação desde a chegada de Kaycee Feild, porém na idade dele, Feild não tinha nem metade do destaque que ele tem hoje. O título vai ficar com um desses seis e acredito que o Bareback vai ser a modalidade mais disputada em Las Vegas no mês de dezembro. Agora pra finalizar, depois de duas semanas em Minas Gerais, além dos queijos e caninhas, o que mais você trouxe na bagagem a respeito de rodeio, para nos contar Eugênio José?

Ryan Gray, novo líder do Ranking da PRCA e um dos símbolos da excelente fase do Bareback nos Estados Unidos (Foto: Matt Cohen)

Ryan Gray, novo líder do Ranking da PRCA e um dos símbolos da excelente fase do Bareback nos Estados Unidos (Foto: Matt Cohen)

EJ: Trouxe também uma gripe Abner. RS. O que posso falar e testemunhar é o rodeio crescendo em Minas Gerais, junto come este crescimento, tenho que destacar o trabalho da Cia Paulo Miranda. O Paulinho Miranda, junto com sua família e equipe vem fazendo um trabalho muito legal, ele assumiu uma federação, a FRMG — Federação de Rodeio de Minas Gerais, que só existia no papel e deu vida e etapas, com uma média de 15 etapas por ano a FRMG, premiando o campeão de cada ano com um carro zero KM. Já está na terceira temporada, como fiquei duas semanas por lá, pude ver nomes como Evilásio Miranda, que com certeza ninguém aqui em São Paulo ouviu falar. Outro destaque lá são o número de montarias, no máximo, 24 montarias. sem cortes bruscos, o que torna o rodeio mais competitivo e agradável. Em Lagoa Dourada, capital do rocambole, vi também a paixão por mulas, diversos muladeiros, presentes muito bacana, o campeão mundial Guilherme Marchi, iria adorar lá. (Guilherme também é uma apaixonado por mulas), e falando em campeão Mundial, a convite da FRMG, Ednei Caminhas, esteve por lá. O Grande campeão foi Wesley Alves de Cosmópolis (SP), foi o grande campeão. É muito bacana Abner, ver o rodeio brasileiro crescendo em vários cantos do Brasil.

Por Abner Henrique e Eugênio José

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 7 de agosto de 2013 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: