ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 26: Do Brasil à Austrália em alguns minutos

NOVAMENTE DESTACANDO O RODEIO COMPLETO, O ARENA EM DEBATE 26 FAZ UM GIRO PELO MUNDO, COMEÇANDO NO BRASIL, COM A CHEGADA DE SILVANO ALVES, PASSANDO PELOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E TERMINANDO NA AUSTRÁLIA, ONDE NESTE FIM DE SEMANA ACONTECE A FINAL NACIONAL

Sem desentendimento, porém, com muitas informações sobre o que aconteceu na última semana no rodeio mundial, Abner Henrique e Eugênio José, falam sobre a estréia de Silvano Alves em 2013 no Brasil, a invasão americana no Canadá nos três tambores, entre outros assuntos, e finalizam fazendo uma aposta

Abner Henrique: Finalmente, depois de muita espera, o Bi-Campeão Mundial Silvano Alves chegou e vai competir no Brasil pela primeira vez no ano. Coincidentemente hoje também começa uma seqüência de eventos da PBR Brazil, que segue sem intervalos até o Rodeio de Barretos. Silvano é sempre Silvano, mas pra você Eugênio José, quais as vantagens e as desvantagens que ele pode ter no Campeonato chegando “atrasado”. Ainda dá pra ele buscar o Bi-Campeonato Brasileiro em 2013? (Obs.: Ele é Campeão Nacional pela Top Team Cup)

Depois de encarar a burocracia em busca do seu Green Card, Silvano Alves finalmente faz sua estréia na temporada brasileira neste fim de semana

Depois de encarar a burocracia em busca do seu Green Card, Silvano Alves finalmente faz sua estréia na temporada brasileira neste fim de semana (Foto: Andy Watson)

Eugênio José: Silvano, vai chegar e encontrar muita gente boa, como ele na briga pelos títulos das etapas, posso, e ouso dizer, que aqui ele encontrará muito mais adversários, para conquistar um etapa do que nos EUA, pois, seus principais concorrentes de lá, estão aqui, e por aqui temos Magno Alves, Edevaldo Ferreira, Eneas Barbosa, Roberley Val, etc.

Vamos mudar de campeonato, modalidade e país Abner Henrique. Observei este final de semana, que o Canadá realiza muitos eventos da PRCA. Porém, notei que na modalidade Três Tambores, todas os grandes nomes estão no Canadá, Mary Walker atual campeã mundial, Lee Ann Rust, outra veterana que ganhou dois rodeios nas últimas semanas e também atual líder, a modelo Fallon Taylor. Porque elas estão lá?

A veterana Lee Ann Rust, destaque da temporada 2012 nos Estados Unidos é a líder do Ranking canadense pela CPRA (Foto: Mike Copeman)

A veterana Lee Ann Rust, destaque da temporada 2012 nos Estados Unidos é a líder do Ranking canadense pela CPRA (Foto: Mike Copeman)

AH: São vários fatores que fazem elas optarem por competir no Canadá. Primeiro, é que os rodeios por lá são próximos uns dos outros, então viajam menos durante o fim de semana, cansam menos. Outro fator é que as premiações são maiores num geral, em relação aos eventos que acontecem no mesmo fim de semana nos Estados Unidos. E o mais importante é que elas pontuam tanto para a WPRA/PRCA quanto para o Campeonato Canadense, onde as americanas sempre se dão muito bem. Por exemplo, os três nomes que você citou estão entre as 10 melhores do Ranking da CPRA. Eugênio José, falando em PRCA, tivemos muitos rodeios no último fim de semana porém nenhum famoso ainda. No Ranking, nenhuma mudança significativa. Eu diria que o destaque da semana na PRCA foi a vitoria de Austin Meier, um dos grandes nomes da PBR. Foi a segunda vez este ano que Meier ganhou premiação na PRCA, ele ainda não aparece no TOP 50, mas você acredita que ele deva encarar os grandes eventos nos próximos meses e buscar uma vaga na NFR?

EJ: Sinceridade, não creio que ele deve se empenhar para se classificar para uma NFR. Seria uma surpresa, se isso acontecesse. Mas, por outro lado, vejo muitos nomes da PBR na PRCA, e acho isso muito bacana e bonito, embora eles tenham seus compromissos e fidelidade com a PBR, montam onde querem, isso é muito bonito. Por aqui isso não é muito comum, mas, um dia muda. Como você disse, não tivemos grandes rodeios, porém no maior deles, em Sister, no estado de Oregon, Cody Whight, líder do mundial, ganhou mais quatro mil dólares, e deu uma distanciada para o segundo lugar, com 11 mil dólares de diferença. E como sempre deve chegar forte na NFR, brigando pelo título.

Aqui no Brasil, tivemos , o SBT, mostrando no SBT repórter o universo dos rodeios. Achei muito produtivo e feliz, as reportagens, principalmente na fazenda do Paulo Emílio, em especial a hora que a repórter entrou no caminhão, para conferir o piso emborrachado, ou seja, a gente do rodeio já sabe como funciona, mas, a grande mídia e o público e massa, teve a oportunidade de conhecer mais uma vez que nosso esporte é limpo, não é Abner?

Bi-Campeão Mundial de Sela Americana, Cody Wright lidera com folga o Ranking 2013 (Foto: Mike Coppeman)

Bi-Campeão Mundial de Sela Americana, Cody Wright lidera com folga o Ranking 2013 (Foto: Mike Coppeman)

AH: Pois é. A verdade é mostrada a muito tempo, mas agora foi em rede nacional, na segunda emissora mais popular do Brasil e isso é um ponto positivo para o Rodeio. Com as verdades sobre os Rodeios nós conseguimos fazer um programa inédito toda semana se for preciso, já o pessoal que é do contra, nunca trás nada novo, sempre os mesmos vídeos antigos, os mesmos argumentos, os mesmos mitos. Mas não devemos contar vitória, esta luta está longe de acabar. Mas mudando de assunto e saindo do país de novo, vamos até a Austrália, onde neste fim de semana acontece a Final Nacional da temporada 2012/2013. O rodeio por lá é centenário também, assim como nos Estados Unidos e Canadá. Mas apesar de não estar no mesmo patamar dos outros países, é um dos esportes mais populares de lá e acompanha a tradição agropecuária da Austrália.

EJ: Sim Abner, acontece por lá, de 13 a 16 de Junho, e com certeza vamos estar de olho neste importante evento para o rodeio mundial. O “Jeep National Finals Rodeo” realizado em Gold Coast, uma bela cidade, que não tive ainda o prazer de conhecer, mas o Valdecir Birtche, o Dici, me contou que lá é muito bacana, foi lá que foi realizado a Copa do Mundo da PBR, e também, uma etapa internacional da IPR, em 2008. Enfim, embora a gente tenha conhecimento dos nomes, mas, pensando no público, destaco nas modalidades Sela Americana e Touros, os amigos, e já conhecidos aqui no Brasil, Rhys Angland e Brad Pierce. Eles montam nas duas modalidades. Talvez você ai lendo o Arena em Debate me pergunte: Brad Pierce conhecido no Brasil? E eu respondo: Sim! Campeão de Barretos em 2006 na modalidade Sela Americana, na oportunidade IPR e Dici foram responsáveis pela vinda dele. Pierce foi ainda Rookie Of The Year da PRCA na modalidade Touros. Em Jaguariúna em 2006, marcou a maior nota do rodeio na modalidade, e ficou em terceiro no Bareback. Seu amigo, Rhys Angland, é mais conhecido no Brasil, também, monta Sela e Touros, já ganhou Jaguariúna em 2007. Ele é tricampeão lá na Austrália, estava montando e bem na PRCA nas duas modalidades e chega forte. Nomes, que parecem estranhos na modalidade Touros, como Jason Mara, Stuart Frame, Chris Lowe, são sempre fortes. Lá o campeão da final, é o campeão do ano, a pontuação é zerada.

Principal nome do rodeio australiano no momento, Rhys Angland é um dos favoritos na modalidade Sela Americana na Final da APRA (Foto: Divulgação/APRA)

Principal nome do rodeio australiano no momento, Rhys Angland é um dos favoritos na modalidade Sela Americana na Final da APRA (Foto: Divulgação/APRA)

AH: Uma observação que faço é que na modalidade Laço em Dupla, categoria “cabeceiro”, dos 15 classificados para a Final Nacional, duas são mulheres e não é a primeira vez que elas se classificam não. Na Montaria em Touros eu ressalto o nome do neo-zelandês Fraser Babbington, que é um competidor TOP na PBR Austrália. Pra finalizar a minha parte aqui, a muito tempo que você vem pegando no meu pé sobre as competidoras dos Três Tambores. Mas a Fallon Taylor vem liderando a vários meses e parece que está difícil alguém tomar o posto de número 1 do mundo dela.

EJ: Vamos fazer assim Abner, eu aposto que ela (Fallon Taylor), termina o mês de Junho na 2ª posição, Mary Walker vai ultrapassá-la. No primeiro Arena em Debate de Julho veremos quem leva  a melhor.

Fallon Taylor lidera o Ranking dos Três Tambores pela Woman's Professional Rodeo Association (Foto: Matt Cohen)

Fallon Taylor lidera o Ranking dos Três Tambores pela Woman’s Professional Rodeo Association (Foto: Matt Cohen)

Por Abner Henrique e Eugênio José

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 12 de junho de 2013 por em Arena em Debate.
%d blogueiros gostam disto: