ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 18: Novo recorde de notas na PBR Brazil

POLÊMICOS COMO SEMPRE, OS COLUNISTAS ABNER HENRIQUE E EUGÊNIO JOSÉ TRAZEM OS PRINCIPAIS ASSUNTOS DA SEMANA, COMO O NOVO RECORDE DE NOTAS DA PBR BRAZIL, O RODEIO COMPLETO DE PRESIDENTE PRUDENTE, A VITÓRIA DE VALDIRON DE OLIVEIRA E MUITO MAIS

 

Os últimos dias foram marcados por uma vitória americana na PBR, que interrompeu uma seqüência de seis vitórias brasileiras e no Campeonato Brasileiro, um novo recorde de notas, que novamente não convenceu todo mundo. Os Colunistas Eugênio José e Abner Henrique falam sobre estes e outros assuntos na 18ª edição do Arena em Debate.

Abner Henrique: Não sei, mas eu sinto um vazio na internet nos dias depois de uma vitória americana na PBR, o pessoal parece que esquece do campeonato. Parece que por aqui, somos apenas nós dois Eugênio José, que vibramos com essa temporada 2013, a mais disputada e interessante de se ver dos últimos anos. No fim de semana, vitória de mais um americano que é bem constante, Cody Nance. Touros surpreendentes em Louisville e nenhuma alteração no TOP 5 do Ranking.

O americano Cody Nance conquistou sua quinta vitória na elite da PBR e interrompeu uma seqüência de seis vitórias brasileiras

O americano Cody Nance conquistou sua quinta vitória na elite da PBR e interrompeu uma seqüência de seis vitórias brasileiras

Eugênio José: Eu poderia dizer que o Brasil foi um fracasso na última etapa da PBR, mas, parei aqui e pensei. Estamos mau acostumados. Antes, lá no começo quando Adriano Moraes, ganhava um rodeio era festa por 30 dias, porque ele demorava a ganhar outro, os concorrente americanos era até superiores diga-se de passagem. Hoje não, toda semana tem brasileiro ganhando. Quando vi os resultados de Louisville achei que fomos mal, mas, com Eduardo Aparecido na terceira posição, Fabiano e Guilherme na sexta e sétima posição respectivamente não fomos mau assim. Sim é verdade a galera nas redes sociais estão esquecendo no campeonato. Como não destacar a Vitória de um competidor, no caso Cody Nance, que ganhou o rodeio quebrando a invencibilidade de Rock & Roll. É o melhor campeonato da PBR nos últimos anos.

AH: O Rock & Roll teve um dia meio de “Bossa Nova”, mas na verdade nada tira o mérito do “Mr. Lencinho” Cody Nance, que foi o único invicto do fim de semana. Outro fato interessante no Short-Go desta etapa foi a escolha de alguns competidores, que teriam reais chances de brigar pelo título, mas tiveram um dia de J.B. Mauney, incluindo o próprio NanceStormy Wingestava em terceiro e escolheu AsteroidBen Jones em quarto quis Bushwacker, que por sinal, teve sua melhor apresentação em 2013 e o Nance, que entrou em quinto pegou o invicto Rock & Roll. Para o Nance deu certo, mas se Wing e Jones tivessem sido menos ousados, poderiam ter ficado com a vitória.

Ben Jones montando Bushwacker

Ben Jones montando Bushwacker

EJ: Tem hora que eu acho que esses Americanos brincam de ser super heróis, e quem ganha com isso são sempre os brasileiros, que estão optando por uma tática “Silvano Alves”. O Abner com essa briga entre Eduardo e João Ricardo e a provável permanência deles por lá. Podemos dizer que o título da PBR Brasil este ano vai para o Pará, com Magno Alves?

AH: O Magno Alves tem uma grande parcela no favoritismo desta temporada, mas não é o único. Com o retorno de Edevaldo Ferreira, podemos citar pelo menos quatro grandes favoritos este ano, mas como sei que você vai querer que eu escolha um nome, vou dizer Roberley Val e explico o motivo. Ele lidera, após duas etapas, então alguém, como você mesmo vai dizer: “É fácil escolher ele como favorito, ele lidera o campeonato.” Sim, mas minha aposta não é só por isso. O Branco é experiente, conhece praticamente todos os touros que vão passar por essa temporada. Ele não tem pressão, como Edevaldo e Magno possam vir a ter do público, imprensa, etc. Outro fator é a motivação. Ele sabe que tem poucos anos de carreira pela frente, já perdeu um campeonato no último dia em 2010, então certamente vai apostar todas as fichas este ano, mas é claro, com os pés no chão, touro a touro, ganhando pelas beiradas e isso ele sabe fazer.

O experiente Roberley Val segue na liderança do Campeonato da PBR Brazil após a realização da segunda etapa da temporada

O experiente Roberley Val segue na liderança do Campeonato da PBR Brazil após a realização da segunda etapa da temporada

EJ: Abner, aqui em Presidente Prudente, deu gosto de ver o rodeio completo, nunca fui aos EUA em uma etapa da PRCA, mas, senti o gosto aqui no Rancho Quarto de Milha. Você acha que esse mercado de provas perdeu totalmente o espaço no rodeio Abner? Parece que eles saíram meio corrido das arenas, mas, estão mais fortes ainda, acabei e ver agora pouco um site, o Horse Brasil transmitindo ao vivo, o Nacional de Avaré, com três opções de câmera, você escolhia entre pista 01, 02 ou 03. Todas pistas cobertas. Temos também o Grand Prix do Haras Raphaela que já aconteceu que é um dos maiores da América do Sul. Como você enxerga esse mercado? Vai andar longe do rodeio ou o rodeio acolhe de volta?

AH: Vários fatores influenciaram nessa, digamos, “separação”. O incidente em Barretos 2011, uma contenção de gastos dos organizadores e também, desinteresse do público. A gente sempre bateu na tecla que quem realmente gosta de Rodeio, gosta de todas as modalidades, mas o fato é que a Montaria em Touros está na moda e público para as provas funcionais hoje em dia é praticamente quem compete ou já competiu. O fato é que mesmo longe dos grande rodeios e do público, as provas funcionais não perderam seu valor. Laço do Bezerro e Bulldog estão tendo grandes campeonatos em nível nacional este ano. Laço em Dupla com dezenas de provas pagando grandes premiações. Acredito que seja uma questão de tempo para que estas provas voltem a dividir espaço com as Montaria em Touros e isso vai depender dos organizadores e do público, porque os competidores nunca deixaram de lutar.

Mas voltando a falar em PBR Brazil, a três semanas atrás você disse que o recorde de nota batido em Colorado não duraria nem 60 dias. Dito e feito.  Novo recorde, 94,38 pontos com Alex Marcílio montando Bipolar da Genética T4/Paulo Emílio.

EJ: Sim é verdade Abner, mais uma nota com muitos comentários. O que vou dizer é: “Não vai durar muito tempo” e logo romperemos a marca 95 pontos. Como disse sobre a nota de Colorado. Se o “critério continuar”, e continuo. Não adianta falar mau, não adianta achar que os juízes da PBR Brasil estão loucos, visivelmente eles adotaram um critério de sobras nas notas, e já deu para perceber que é geral, e quando se tem um critério temos que respeitar, não somos obrigados a concordar, esse é o critério e repito, se continuar 95 e até 96 deve pintar na temporada 2013, vai ser assim e ponto. Não tem volta.

O paulista Alex Marcílio bateu o novo recorde de notas da PBR Brazil montando o touro Bipolar

O paulista Alex Marcílio bateu o novo recorde de notas da PBR Brazil montando o touro Bipolar

Falando em volta, parece que Valdiron de Oliveira, venceu um evento da TPD. O que aconteceu com ela agora Abner?

AH: Infelizmente sou obrigado a discordar de você Eugênio José. Na minha opinião, os juízes brasileiros não devem adotar esse ou aquele critério. Existem regras de julgamento estabelecidos pela PBR e ele deve ser cumprido onde quer que for, principalmente este ano, onde as notas conquistadas em todas as etapas valem para o campeonato mundial. Concordamos que em Colorado as notas tenham saído altas devido a um equivoco na primeira montaria da Final. Porém, não tinha porque seguir neste padrão de notas altas na etapa seguinte. Até porque, analisando a planilha de notas, os quatro juízes foram coerentes nas outras paradas da Final e na montaria do recorde, três foram coerentes e um viu alguns pulos a mais do touro, justamente o mesmo da etapa passada. Você entrevistou recentemente dois competidores brasileiros que reclamaram um pouco dos juízes americanos. Quando eles erram, todos criticam, mas quando o erro ou exagero é feito no Brasil, para um peão brasileiro, todo mundo finge não ver e pra mim isso não se chama esportividade. Mas esta é apenas a minha opinião e devo confessar que estou bem enferrujado no critério julgamento de montarias.

Quanto ao Valdiron de Oliveira, ele tem o direito de montar neste próximo evento da BFTS, em Des Moines. Para voltar oficialmente a primeira divisão ele precisa estar entre os 30 melhores do Ranking. Matematicamente é impossível já neste fim de semana, mas um bom resultado vai ser um grande passo para seu retorno de onde, ele não deveria ter saído.

EJ: É como disse Abner, não somos obrigados a concordar que esteja tudo bem, ou tudo certo, mas, é isso que eles estão fazendo. Talvez, mudem, mas, acho difícil. Todo campeonato tem uma regra, agrade ou não a opinião pública.  Minha preocupação é com os touros, afinal com tanto papel picado na arena, é perigoso algum tropeçar quando estiver pulando, ou ainda algum peão ficar enroscado na papelada, porque noventa tá na moda. RS.

Fotos: Andy Watson – PBR / André Silva – PBR Brazil

Siga o @ArenaBruta no Twitter

Siga o @ArenaBruta no Twitter

4 comentários em “Arena em Debate 18: Novo recorde de notas na PBR Brazil

  1. Carlos A. Liberatore Fo
    20 de abril de 2013

    Ha de se salientar o otimo trabalho feito por essa dupla de comentaristas aqui nesse blog, um trabalho primoroso diga se de passagem.
    Com relação ao rodeio completo, mal vejo a hora de ver novamente grandes duelos no laco em dupla e bezzero.
    As etapas da pbr americana são em tempo real pelo site?

    Carlos
    Jundiai-sp

  2. Germano Barbosa Neto
    19 de abril de 2013

    Parabéns pelo trabalho Abner e Eugênio, muito bom !!

  3. willian ferreira
    17 de abril de 2013

    concordo com vocês quando falaram do novo recorde no super bull pbr – Brasil, assisti por varias vezes a montaria e acho que foi um exagero dos nossos juízes, tudo bem que o Bipolar esta entre os 3 melhores touros do pais mais 94,38pts é muita coisa já vi montarias do pesadelo da 3B que tem o pulo pranchado em quase todas apresentações e a nota não passou de 90pts !! aproveito a oportunidade para parabeniza-los pelo trabalho. ate a próxima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17 de abril de 2013 por em Arena em Debate.
%d blogueiros gostam disto: