ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Luke Snyder: A nova fase do veterano da PBR

EM SUA 13ª TEMPORADA NA ELITE DA PBR, LUKE SNYDER VIVE UM DOS MELHORES MOMENTOS DE SUA CARREIRA, QUE ANDOU APAGADA ENTRE 2004 E 2010, COLOCANDO SOBRE O ATLETA MUITAS COBRANÇAS E CRÍTICAS

 

(por @HenRiQue_Bad) Se atualmente, um atleta de 19 anos surgir no campeonato da Professional Bull Riders e logo em seu ano de estréia vencer a PBR World Finals parando em um dos touros mais respeitados do momento, certamente todos vão dizer que ele é um dos grandes favoritos ao título na temporada seguinte.

Na verdade, foi isso que aconteceu com Luke Snyder em 2001, quando “debutando” na elite da PBR, foi campeão em Las Vegas, após uma montaria histórica sobre Clayton’s Pet, que lhe rendeu 94.50 pontos. A sétima colocação logo em sua primeira temporada, também deu a ele o título de Rookie of the Year, em um ano que ficou marcado com o Bi-Campeonato de Adriano Moraes.

Com US$ 264 mil ganhos somente na Final Mundial (números expressivos para a época), acreditava-se então que o jovem talento entraria na briga pelo título das próximas temporadas, mas não foi o que aconteceu. Luke Snyder terminou em 16° e 17° lugares, respectivamente nas duas temporadas seguintes e depois amargou sete anos consecutivos fora do TOP 20 do campeonato.

Muita gente pode pensar que, com este talento, a única explicação por esses péssimos desempenhos seriam lesões constantes, porém, foi exatamente neste período que Snyder quebrou o recorde de maior participação em etapas da divisão principal consecutivamente. Ou seja, ele esteve interruptamente em todos os eventos realizados nas temporadas citadas, ultrapassando o antigo recorde, que pertencia a J.W. Hart.

A fama de Iron Cowboy, não ajudou a apagar as criticas sobre um atleta que teve oportunidade suficiente de estar entre os mais vitoriosos da década. Mas apesar das cobranças e desconfianças, o competidor natural do estado do Missouri construiu uma carreira, em certo ponto notável. Luke Snyder é um dos atletas favoritos entre os fãs da PBR e por conseqüência um dos mais cobiçados pelos patrocinadores para campanhas comerciais.

Luke Snyder é dono do recorde histórico de 275 eventos consecutivos na principal divisão da PBR

Luke Snyder é dono do recorde histórico de 275 eventos consecutivos na principal divisão da Professional Bull Riders

Em março de 2010, ao não estar entre os classificados para a primeira edição do Iron Cowboy, em Arlington, o competidor teve sua seqüencia histórica de 275 eventos consecutivos interrompida. Curiosamente, algumas semanas depois ele sofreu sua primeira grave lesão e teve de se ausentar de outros nove eventos, fato até então inédito em sua carreira.

Em uma entrevista na semana passada, Snyder revelou que foi somente neste momento que ele passou a pensar o que seria necessário para estar entre os TOP do mundo, ou seja, ele confessou que o comodismo de estar ganhando o suficiente para sobreviver, não lhe deixavam lutar por melhores posições no Ranking. “Quando você ganha um cheque aqui, outro ali, sem se preocupar muito com títulos, o esporte torna-se uma rotina, um trabalho,” disse ele.

A grande virada começou em 2011, quando com a chegada de tantos jovens talentos, Luke Snyder aos 28 anos já era considerado um veterano. Com a experiência de ter competido e viajado ao lado de 80% de todos os maiores nomes da história da PBR, o competidor passou a ver literalmente o campeonato mundial com outros olhos. No meio daquela temporada, ele chegou praticamente desacreditado ao Last Cowboys Standings, realizado em Las Vegas, mas terminou a noite como o grande campeão.

Luke Snyder com sua esposa, com quem se casou no ano passado

Luke Snyder com sua esposa, com quem se casou no ano passado

Uma nova vitória, após três anos sem conquistar uma fivela e uma excelente performance em um dos eventos mais difíceis da temporada, deram a ele uma vida nova em relação a competição. “Quando você se sente em condições de competir para ganhar, tudo se torna mais divertido,” admitiu ele, que na época perdeu 10 quilos e viu seu desempenho sobre os touros melhorar drasticamente.

Na segunda metade da temporada 2011, Luke Snyder ocupou por várias semanas uma posição entre os 10 melhores do ranking, fato que não acontecia desde o início de sua carreira. Ele também se classificou para a Final de 11 eventos durante o ano, seu recorde absoluto e número quase maior que a soma das três temporadas anteriores juntas. A 12ª posição no campeonato daquele ano, não só marcou seu primeiro TOP 20 em 10 anos, mas mostrou que o mundo estava presenciando um atleta completamente diferente daquele que conhecíamos.

No ano passado, além de conquistar sua quinta vitória na carreira, ele novamente figurou várias semanas entre os 10 melhores do mundo e terminou o ano na 11ª posição. Em 13 etapas realizadas este ano, ele também já esteve entre os 10 melhores do Ranking, mas atualmente está em 13° lugar, com pouco mais de 225 pontos de diferença para o 10° colocado.

Luke Snyder desafiando Bushwacker na etapa de St. Louis em fevereiro deste ano

Luke Snyder desafiando Bushwacker na etapa de St. Louis em fevereiro deste ano

Luke Snyder é um dos dois únicos competidores a estarem presente em todos os últimos 50 eventos da divisão da principal da PBR. Ao entrar na arena de Billings, ele completou 64 eventos consecutivos, estando presente em todas as etapas realizadas nos últimos 26 meses. Neste quesito, ele só perde para Silvano Alves, que completou neste fim de semana seu 80° evento consecutivo.

Para coroar este feito, o americano quebrou a invencibilidade do touro New Holland Powerstar na noite de ontem. O animal não era montado com sucesso a 39 montarias, sendo 24 em etapas da Built Ford Tough Series. Snyder obteve 89.25 pontos e a segunda colocação no PBR 15/15 Bucking Battle.

Único remanescente de sua geração no campeonato da PBR, Luke Snyder certamente já entrou na última fase de sua carreira, mas é improvável que ele se aposente antes dos 35 anos, devido aos resultados recentes. Atleta em atividade com maior número de participações na Final Mundial, este ano ele poderá competir pela 13ª vez consecutiva na arena de Las Vegas, ficando em total condição de quebrar o recorde estabelecido por Chris Shivers, de 15 PBR Wolrd Finals.

Fotos: Andy Watson – PBR

3 comentários em “Luke Snyder: A nova fase do veterano da PBR

  1. Carlos A. Liberatore Fo
    7 de abril de 2013

    É se arrepiar quando leio algo assim…. emocionante saber que existe um blog assim… achei sem querer eh verdade rsrsrs…sensasional.. fiquei um pouco afastado dos rodeios, mas to voltando.. acompanho com a minha esposa que tambem ama a pbr desde de 2005, quando comecou as transmissoes em sinal aberto por aqui…parabens e conte comigo se precisar.

    Att

    Carlos

    • @Henrique_Bad
      8 de abril de 2013

      Fico feliz em ler algo assim. Apareça sempre por aqui, sempre tem uma matéria interessante e com uma forma diferente de falar de rodeio. Tenha uma boa semana. Att, Abner Henrique

      • Carlos A. Liberatore Fo
        8 de abril de 2013

        Nao tenha duvidas que estarei sempre aqui….. vamos trocar informacoes e falar muito de pbr. Um grande abraço.
        Carlos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 7 de abril de 2013 por em PBR 2013.
%d blogueiros gostam disto: