ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 16: PBR e Top Team Cup

A DISPUTA ENTRE BRASILEIROS PELO TÍTULO DE ROOKIE OF THE YEAR, O CORTE DE VALDIRON DE OLIVEIRA DA ELITE DA PBR, O BAIXO INDICE DE NOTAS ACIMA DE 90 PONTOS NA TEMPORADA 2013 E A TOP TEAM CUP SÃO OS DESTAQUES DO ARENA EM DEBATE 16

Usando tópicos, Abner Henrique e Eugênio José, discutiram os principais assuntos do rodeio. Entre eles, os brasileiros na PBR/USA,  o corte de Valdiron, o recorde que pode ser quebrado no Top Team Cup aqui no Brasil e muito mais.

Valdiron de Oliveira foi cortado da elite da PBR pela primeira vez em sua carreira

Valdiron de Oliveira foi cortado da elite da PBR pela primeira vez em sua carreira

-Mais uma grande baixa na equipe brasileira que disputa a principal divisão da PBR foi o “corte” de Valdiron de Oliveira. Desde sua estréia em 2007, esta foi a primeira vez que o goiano ficou sem uma vaga na BFTS. Ele agora vai montar nas etapas do TPD, em busca de seu retorno a elite, outro fato inédito, já que Valdiron não tem o hábito de competir nestes eventos.

Eugênio José: Pois é, algo difícil de acreditar, porém, creio que será por pouco tempo, ele já foi vice-campeão em um evento da TPD, este final de semana. Sobre o hábito de competir, não vejo isso como vantagem ou desvantagem não. Boi é boi e pra ser campeão tem que parar neles, na BFTS, no TPD, ou até na lua.

Abner Henrique: Com certeza e para um competidor do nível dele, TPD não tem dificuldades. Basta uma vitória na divisão de acesso e ele ganha o direito de competir em um evento da BFTS, com grandes chances de se firmar. Resta saber se no meio da temporada ele virá competir no Brasil, coisa que também já não faz há alguns anos.

-Eduardo Aparecido é o competidor mais eficiente nas etapas do mundial até agora. O jovem goiano parou em 58.33% dos touros que montou em 2013, números superiores, por exemplo, aos de Guilherme Marchi no ano passado, quando conquistou o vice-campeonato e muito próximo dos 60.19% de Silvano Alves, que conquistou o segundo título consecutivo.

EJ: Talvez, eu mesmo não acreditasse nisso, mas, Eduardo se adaptou bem, e pode fazer carreira lá. Não tenho contato com ele, não sei como está esta questão de adaptação, se ele está ou não com a família, mas, o que ele fez nos EUA, já deu para provar que ele tem condições de ser da elite mundial da PBR. Hoje no TOP 10, Eduardo está totalmente apto a brigar pelo título mundial. Um fator importante desta temporada: Renovação nos nomes que estão aptos ou na briga pelo título mundial. Penso que isso seja muito importante para o campeonato da PBR. Os últimos três anos eram sempre os mesmos. SilvanoMauneyMeierValdironGuilherme, etc.

AH: E é como o Emílio Rezende te disse na entrevista, são dois campeonatos, um antes da Final Mundial e um em Las Vegas. A gente vê o ranking mudando significativamente em cada evento, então podemos esperar que em Las Vegas, com o total de pontos disponíveis haja pelo menos 10 ou 12 atletas brigando pelo título. Essa tem tudo pra ser a temporada mais disputada de todos os tempos e um “pesadelo” para os palpiteiros e apostadores.

-Dois brasileiros, Eduardo Aparecido da Silva e João Ricardo Vieira, lideram com folga a corrida pelo título de Rookie of the Year desta temporada. Tudo indica que a briga deve ficar entre os dois e pelas posições ocupadas mesmo antes da metade da temporada (7° e 10° lugares, respectivamente) os dois tem grande chances de brigarem também pelo título mundial, o que seria inédito.

João Ricardo Vieira, concorrente ao título de Revelação do Ano, montando Asteroid, melhor touro da temporada 2012

João Ricardo Vieira, concorrente ao título de Revelação do Ano, montando Asteroid, melhor touro da temporada 2012

EJ: Com certeza, e se prova aquilo que eu falo, ou que nós falamos sempre Abner. Não se revela muito nos EUA, nos últimos anos.  Tenho destacado Jordan Hupp, porém, ele é veterano, montou em Jaguariúna em 2008, em evento internacional da PBR Brasil. Mais um campo (revelações) que os brasileiros estão mandando.

AH: Acredito que Eduardo João só terão concorrência se algum outro brasileiro estrear por lá este ano e se adaptar bem, o que é muito provável que aconteça na segunda parte da temporada. Americano brigando pelo “Rookie” este ano? Só se J.W. Harris estrear na BFTS, caso contrário, o Brasil tem garantido desde já esta fivela.

-A temporada 2013 tem sido marcada por um baixo número de notas acima de 90 pontos. Em 12 etapas foram apenas 9, o que dá uma média de 0.75 por etapa. O número de notas acima de 90 pontos vem caindo temporada após temporada desde 2008, quando tivemos um recorde histórico de 163 notas de grande porte. Se a média destas 12 primeiras etapas se confirmar, em 2013 teremos o pior Clube dos 90 de todos os tempos.

EJ: Comentei sobre estes números, no Arena em Debate 15, quando comparava o clube dos 90 da PBR/USA, com o da PBR/Brasil. É notório, que as notas noventa lá não andam saindo de qualquer jeito mais. Não tem como afirmar se os juízes estão econômicos, ou se a “moda” Silvano Alves, está em alta por lá. O que quero dizer com isso. Os melhores chegam em primeiro de nota e escolhem um touro para garantir, não um touro mais fácil, mas, um touro que lhe dê condições de garantir a liderança. Vou levantar aqui uma lebre. Será que as escolhas de touros, no lugar do sorteio, não estão contribuindo, para que esse número de 90 pontos caia? Não me assusto, se a PBR regressar, com essa idéia de sorteio. Um exemplo claro disso é que. Asteroid e Bushwaker, só foram montados por grandes nomes no 15/15.

AH: Também há de se destacar que os touros estão sendo mais poupados. Nos Round’s classificatórios você vê poucos animais com chances de dar notas acima de 90 pontos, o que não acontecia por exemplo a quatro ou cinco anos atrás. Não sei se pelo valor das contratações ou “zelo” do Cody Lambert, mas ultimamente os touros de alto nível só são vistos no Short-Go e ai é como você disse Eugênio, quem tem condições de fazer notas altas, põe o pé no freio e escolhe touros para garantir uma boa posição.

Montando Smackdown, o americano Billy Robinson detém a maior nota da temporada até agora, 92.50 pontos, empatado com Silvano Alves

Montando Smackdown, o americano Billy Robinson detém a maior nota da temporada até agora, 92.50 pontos, empatado com Silvano Alves

-Voltando a falar um pouco das competições no Brasil é preciso destacar a TOP TEAM CUP, campeonato que tem revelado muitos jovens talentos na Montaria em Touros e em seis temporadas já realizadas, a modalidade tem um tabu: nunca um atleta foi bi-campeão do circuito. Marcio Lino Sena, campeão da temporada 2009/2010 lidera com folga este ano e pode se tornar o primeiro a vencer duas vezes.

EJ: O Marcio Lino é muito técnico, monta sem se expor muito, o que lhe garante poucas contusões. A temporadas 2012/2013 nem começou direito, embora o Top Team Cup realizou eventos ano passado, Marcio Lino já abriu uma certa vantagem, de quase 1500 pontos. Com a saída de João Ricardo, Enéias Barbosa, entre outros nomes, ele se firma como um forte favorito. Eu acho que o Top Team Cup revelará alguns talentos nesta temporada também.

AH: Realmente o TOP TEAM CUP tem apresentado muitas revelações nos últimos anos e quebrando um pouco aquela “lenda” de que rodeio bom tem que ter apenas nomes consagrados. Eles reúnem grandes touros e com competidores jovens, até então desconhecidos do grande público, fazem um circuito de alto nível. Márcio Lino Sena é o grande favorito para esta temporada, mas ele sabe que não pode vacilar apesar da grande vantagem que tem.

O sul-matogrossense Márcio Lino Sena pode se tornar o primeiro bi-campeão brasileiro pela Top Team Cup

O sul-matogrossense Márcio Lino Sena pode se tornar o primeiro bi-campeão brasileiro pela Top Team Cup

Fotos: Andy Watson – PBR / Garça Fotos – Top Team Cup

Siga @Blog_ArenaBruta no Twitter

Siga @Blog_ArenaBruta no Twitter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 2 de abril de 2013 por em Arena em Debate.
%d blogueiros gostam disto: