ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 08: Americanos seguem em vantagem na PBR

VITÓRIA BRASILEIRA NA PBR, NOVOS LÍDERES DA PRCA E UM RODEIO BRASILEIRO ONDE O PÚBLICO FAZ TODA A DIFERENÇA: ESSES E OUTROS ASSUNTOS SÃO TEMA DO ARENA EM DEBATE 08, PELOS COLUNISTAS ABNER HENRIQUE E EUGÊNIO JOSÉ

O fim de semana trouxe mais uma vitória brasileira no mundial da PBR e a chegada de um terceiro brasileiro entre os 10 melhores do ranking atual, mas os Colunistas Eugênio José e Abner Henrique não se limitam somente a isto e trazem na oitava edição do Arena em Debate um bate-papo sobre o desempenho dos brasileiros, a pressão dos americanos, os líderes do maior campeonato de rodeio do mundo, entre outros assuntos.

AH: Vamos começar esta edição do Arena em Debate com um assunto que chamou muito atenção neste último fim de semana, que foi a segunda vitória brasileira no mundial da PBR, desta vez com Guilherme Marchi. Nas três primeiras etapas deste ano o Campeão Mundial viveu a pior fase de sua carreira na PBR, caindo de sete touros seguidos o que o deixou sob risco de ser cortado da BFTS. Semana passada teve uma boa reação parando em dois touros, mas ainda chegou a Sacramento em posição perigosa e correndo o risco de ficar de fora das próximas cinco etapas da elite da PBR. Marchi terminou o fim de semana invicto e com a 19ª vitória de sua carreira. Eugênio, ele eliminou o risco de corte e de quebra foi para a oitava posição no mundial. O que esta vitória representa para o momento atual da carreira de Guilherme Marchi e também para o Brasil, que não vem tendo aquele já tradicional domínio no início da temporada.

EJ: Se falarmos de Brasil, Abner Henrique, essa vitória significa muito, é mais um brasileiro no TOP 10, porém, esse “mais um Brasileiro” é diferente do ano passado que o TOP 10 estava verde e amarelo. Comentei no último Arena em Debate que o Guilherme era guerreiro, e na hora certa ele venceu e creio que deve voltar a ser o mesmo Guilherme Marchi competitivo de sempre. Falando em TOP 5, temos os Silvano Alves como sempre, foi regular com a terceira posição em Sacramento, mas, vejo um Shane Proctor competitivo, se mantendo na segunda colocação agora seguido pelo seu cunhado J. B. Mauney na terceira posição do Ranking mundial. Shane Proctor, não está tão bem no ranking da PRCA este ano, será que ele vai se dedicar mais a PBR Abner Henrique?

Guilherme Marchi na montaria que lhe deu a vitória em Sacramento

Guilherme Marchi na montaria que lhe deu a vitória em Sacramento

AH: Pois é, não vi nada sobre Shane Proctor na PRCA este ano ainda. Em 2011, nessa época ele já era líder do ranking. Mas eu acredito que ele vai sim aos eventos da PRCA, até porque o calendário da PBR permite. Certamente ele vai montar em San Antonio e nos grandes eventos da PRCA nos próximos meses e a partir de maio, quando a PBR entra em férias e começam os rodeios de verão ele vai buscar premiações para entrar no TOP 15. É só uma questão de tempo. Você acha que alguém tira da cabeça de Proctor que ele pode ser Bi-Campeão Mundial pela PRCA ou um inédito duplo título (PBR e PRCA) em 2013? Certamente que não. Ainda falando de PBR, Austin Meier que brigou pelo título nas últimas três temporadas está fora do TOP 35. Sei que assim como eu você é um admirador do Meier, a temporada dele está perdida? Ele é o Sean Willingham de 2013?

EJ: A verdade é que Austin Meier tem brigado pelo título nos últimos anos, tem sido um Americano em destaque por falta de outras opções, e por outro lado a idade chega, e ele andou muito tempo cheio de contusões. Outros nomes estão aparecendo ou voltando ao cenário. Entre as voltas, Sean Willingham pode sim ser um nome para 2013, assim como Shane Proctor e até o tal do J. B. Mauney, que não é um cara confiável, mas também não é mole. Nomes como Jordam Hupp, se destacam em 2013 em razão da regularidade. Bom Abner Henrique, quem também está a todo vapor é a PRCA, os principais competidores, estão voltando, e isso a gente vê no ranking, em algumas modalidades os grandes nomes já estão liderando, em outras, nomes novos como Tyler Smith, líder da modalidade touro. Quem é Tyler Smith, Abner Henrique?

O Bi-Campeão Mundial Cody Wright  lidera o ranking da PRCA na Sela Americana

O Bi-Campeão Mundial Cody Wright lidera o ranking da PRCA na Sela Americana

AH: Foi uma pergunta irônica Eugênio José? (risos). Bom, Tyler Smith apesar de não ter aparecido muito nas últimas temporadas, é um nome conhecido na PRCA. Ele se classificou apenas uma vez para a Final Mundial (National Finals Rodeo de 2010), mas terminou o ano como terceiro melhor do mundo, atrás apenas de J.W. Harris e Wesley Silcox. Nas duas últimas temporadas ele andou meio sumido devido a lesões. Tem 25 anos, não é um “Harris” nem um “Teel“, mas vai figurar entre os grandes nomes de 2013, na minha opinião. Já nas outras modalidades está mais fácil identificar os líderes né. Na Sela Americana, quem lidera é o Bi-Campeão Mundial Cody Wright. No Laço em Dupla categoria pezeiro, Rich Skelton, dono de oito títulos mundiais e recordista da modalidade. Na categoria Cabeceiro, liderança de Nick Sartain, Campeão Mundial de 2009 e que ficou fora da final de 2012 por “miseros” US$ 4. É a PRCA fazendo bonito pra quem ama rodeio de verdade. Falando nisso Eugênio José, vamos falar de Brasil. Que público é aquele de Douradina? Participativo, ligado no que acontece e fanático por montarias.

EJ: Olha Abner Henrique, Douradina foi para mim uma surpresa boa. Público participativo até demais (risos), se é que você me entende. Douradina foi um rodeio que teve shows bons, sim foi verdade, mas, teve rodeio, que por sinal excelente, e o público lotou todos os dias e assistia o rodeio até o fim. O Palco era fora da arena, em outros eventos, um rodeio que passa da meia noite como Douradina, fica com 30% do público inicial, lá em Douradina, era visível que 90% das pessoas permaneciam até a última montaria. No domingo não teve show, mas, o público esteve por lá vibrando com cada montaria. Nessas horas, vejo que ainda dá pra fazer rodeio pra quem gosta de rodeio. E ficou provado também porque é conhecido como o Caldeirão do Paraná. Como eu trabalhava dentro da arena, arrepiei mais de uma vez, ao ver todo aquele calor do público. Pela primeira vez naquele evento, fiquei muito contente com tudo que vi por lá, principalmente com o investimento com o esporte rodeio. Um evento que vale a pena visitar.

Arte: @RogerioVeronez

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 por em Arena em Debate.
%d blogueiros gostam disto: