ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Arena em Debate 06: Shane Proctor entra na briga pelo título

DESAFIO GUILHERME MARCHI vs. ASTEROID, VITÓRIA DE SHANE PROCTOR NA PBR, SEGUNDA VITÓRIA DE CODY TEEL NO CBR E ESTREIA DE BRASILEIROS EM TERRAS AMERICANAS SÃO OS TEMAS DESTA SEMANA NO ARENA EM DEBATEBlog Arena Bruta Shane Proctor Campeão em Winston-Salem

O Arena em Debate chega a sua sexta semana e novamente coloca “frente a frente” os colunistas Eugênio José e Abner Henrique. Os dois, que acompanham durante todo o ano os grandes campeonatos de rodeio pelo mundo, novamente abordam o início da temporada na PBR, PRCA e CBR, discutindo sobre os destaques, as revelações e os candidatos ao título.

 

EJ: A vitória de Shane Proctor na terceira etapa da PBR, mostrou que os Estados Unidos pode de fato ter um cara que possa derrotar, ou pelo menos tentar disputar com Silvano Alves. Proctor em 2011, foi o melhor competidor do mundo, venceu Calgary, Denver, campeão do Mundo pela PRCA, e campeão da PBR no Touring Pro Division. Mas o braço quebrado na NFR tirou o bom desempenho dele em 2012. Sua estréia na PBR este final de semana em Winston- Salem foi surpreendente e convincente. Você acha que de fato ele pode brigar pelo título Abner?

AH: Se ele se manter saudável é um candidato sim. Proctor não tem todo aquele talento do seu cunhado J.B. Mauney, porém usa mais a cabeça, sabe traçar estratégias e a gente sabe que pra “bater” Silvano Alves não precisa apenas parar em touros, é preciso ter estratégias. Só vejo um problema para Shane Proctor este ano. Acredito que ele não vai abrir mão da PRCA, ou seja, durante a semana vai competir nos tradicionais rodeios e a PBR mudou o regulamento sendo que 25% dos pontos ganhos no Touring Pro Division valem para o mundial. Sem participar muito do TPD, ele terá uma desvantagem em relação aos demais concorrentes. Vamos ver o que acontece. Eugênio, se o Asteroid tivesse pulado na Final Mundial igual pulou na sexta-feira a história de 2012 teria sido outra não é?

Guilherme Marchi montando Asteroid no 15/15 PBR Bucking Battle

Guilherme Marchi montando Asteroid no 15/15 PBR Bucking Battle

EJ: Pois é, acho que L. J. Jenkins seria o campeão mundial. Não que Asteroid tenha pulado fraco, ele pulou diferente como sempre faz, porém, menos que na PBR World Finals. Asteroid é pequeno, Guilherme Marchi é grande, estou pra te falar que se ele roda pra esquerda seria mais fácil para Marchi, além de ser menor que os outros touros, é rápido e sem direção, isso complica. Sobre essa montaria, destaco o prestígio de Guilherme na PBR, nunca vi um competidor sair tantas vezes seguidas no site como Guilherme saiu na semana passada. Isso é carisma, com um dose dupla de capacidade, e carisma meu amigo vem de berço. Falando em berço, que lembra coisa nova, e coisa nova no rodeio se chama revelação. Então Cody Teel venceu mais uma na CBR, e não errou e nem blefou quando disse que vai disputar o título na CBR. Será que ele vai conseguir brigar na PRCA e CBR ao mesmo tempo Abner?

AH: Acredito que sim. O CBR vem em um formato diferente este ano com as etapas em um único dia, o que vai permitir que ele participe dos dois campeonatos ao mesmo tempo. No CBR os touros são mais difíceis, mas nas duas últimas semanas ele provou que isso não vai ser problema (parou em seis dos seis que montou). Na PRCA o desafio são as viagens, mas isso ele também provou que tira de letra. No ano passado liderou o ranking durante oito meses seguidos. Não seria surpresa ver Cody Teel no Touring Pro Division nas próximas semanas (risos). Vamos entrar em um assunto que pouca gente falou e muitos ainda não entenderam. Essa mudança de regra da PBR na pontuação e etc. Você acha justo os pontos do TPD valerem (25%) para o ranking mundial? Você entende isso como uma “pressão” da PBR para que os competidores de maior fama também participem dos eventos de acesso?

EJ: Baseado na declaração do Cody Custer, onde ele estava indignado dos competidores ter 50% de aproveitamento durante o ano e ter ganho mais de US$ 100 mil, eu acho que esta regra tira a comodidade de todo mundo. O exemplo é Shane Proctor, que já esta em quinto em virtude dos resultados da TPD. Como você já explicou a dois meses atrás, o dinheiro ganho não vale mais nada. Eu concordo que tinha uma certa comodidade e vejo que muita gente grande vai cair nos próximos cortes. O TPD vai estar muito mais disputado, já está. Você acha que João Ricardo, Eduardo Aparecido e Edevaldo Ferreira vão ficar nos EUA? Se isso acontecer, a ausência dos três pode afetar o nível técnico nas etapas aqui no Brasil?

Eduardo Aparecido durante a Final Mundial de 2012, onde competiu em dois Round's

Eduardo Aparecido durante a Final Mundial de 2012, onde competiu em dois Round’s

AH: Nesta lista podemos acrescentar Enéas Barbosa, que está com uma lesão, mas tem direito de montar no TOP 35. Os três que você citou se deram muito bem nos EUA. João Ricardo e Eduardo estrearam como se estivessem montando no Brasil, por isso acho que eles ficam a temporada toda lá. Quanto a sua outra pergunta, não acredito que o nível técnico da divisão brasileira deve cair. O público perde sim alguns dos nomes mais conhecidos e mais cogitados, mas o que não falta no Brasil são grandes competidores na montaria em touros. Isso até dá uma cara nova ao campeonato, pois a “era do milhão” até agora foi toda do Edevaldo Ferreira, e esse ano possivelmente teremos um novo campeão. Pode ser que o Edevaldo até brigue pelo tri-campeonato brasileiro durante o break nos EUA (Silvano Alves) fez isso em 2012), mas acredito que o foco dele nessa temporada é o mundial e apesar de um início discreto, continuo com minha aposta de que ele vai brigar ponto a ponto pela fivela de ouro na BFTS.

Fotos: PBR.com

Arte: @RogerioVeronez

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 por em Arena em Debate.
%d blogueiros gostam disto: