ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

PBR: Estrangeiros serão maioria na Final Mundial de Las Vegas

LIDERADOS POR 13 BRASILEIROS, PARTICIPANTES ESTRANGEIROS SERÃO A MAIORIA PELA PRIMEIRA VEZ NA FINAL MUNDIAL DA PBR. OS AMERICANOS QUE JÁ CHEGARAM A TER 80% DOS PARTICIPANTES, CONQUISTARAM APENAS 17 DAS 39 VAGAS DESTE ANO.

 

(@HenRiQue_Bad) Pela primeira vez em 19 edições, a PBR World Finals terá mais estrangeiros do que americanos. A principal etapa da Professional Bull Riders e que é também o maior evento da Montaria em Touros no mundo será realizada em Las Vegas na próxima semana e dos 39 competidores que iniciarão a competição na quarta-feira apenas 17 representarão o país anfitrião.

Vale lembrar que com a diminuição do número de competidores nas etapas do mundial, de 40 para 35, a Final deste ano terá o menor número de competidores em todos os tempos, apenas 39. Os Estados Unidos terão a menor equipe em toda sua história, tanto em números absolutos como em percentuais. Dos 35 classificados diretamente para Las Vegas, com base no dinheiro ganho desde novembro do ano passado, menos da metade são americanos, ou seja, mesmo antes do anúncio dos quatro convidados que representarão cada um dos países estrangeiros, os Estados Unidos já estavam em desvantagem.

Outro número que chama a atenção é que o Brasil terá 13 atletas na competição, apenas quatro a menos que os americanos, número jamais sonhado a alguns anos atrás. Até hoje, a menor diferença havia sido de 15 atletas, na edição de 2011. Em todos os outros anos foram pelo menos 21 americanos a mais do que brasileiros. Como exemplo, em 2003 foram 37 competidores representando os Estados Unidos e apenas três representando o Brasil.

Dados sobre as Finais Mundiais realizadas nos últimos 10 anos.

Esta será a Final Mundial com o maior número de brasileiros, batendo o recorde anterior que era de 10 atletas, obtido em 2005, 2007 e 2011. Com certeza o que mais ajudou nesta “tomada de terreno” dos brasileiros foi o aumento da premiação nas competições por aqui, que mesmo convertidas em dólares, em alguns casos superam a premiação dos eventos na América do Norte. Dos 12 brasileiros classificados diretamente, quatro conquistaram a vaga competindo no Brasil.

As 28 etapas da Built Ford Tough Seriesdeste ano contaram com a presença de 90 competidores diferentes, sendo que 61 deles eram americanos. Olhando por esse lado, nota-se que quase 70% dos competidores que montaram no mundial deste ano eram dos Estados Unidos, mas que os 30% de estrangeiros foram mais eficientes. O Brasil teve 14 representantes na divisão principal durante o ano. O restante dos competidores se completa com nove canadenses e cinco australianos.

Ty Pozzobon é o melhor canadense nesta temporada e fará sua 1ª Final Mundial.

Mesmo levando em consideração a variação do número total de participantes na PBR World Finals, a queda dos americanos e o avanço dos brasileiros impressionam. Em 2002, ainda com a presença dos fundadores Jim Sharp, Cody Custer, Adam Carrillo e Gilbert Carrillo, os Estados Unidos tinham 80% dos 45 classificados, ou seja, 36 atletas e o Brasil teve menos de 9%, com apenas quatro representantes. No ano seguinte, a equipe americana bateu o recorde dos últimos 10 anos, com 82% e 37 atletas. Até 2010 eles sempre conseguiram colocar no mínimo 31 competidores entre os classificados de cada ano, diminuindo para 25 no ano passado e mais ainda neste ano.

O irreverente Ben Jones é o único australiano entre os 20 primeiros do Ranking e engrossa a lista de estrangeiros.

O Brasil colocou apenas um competidor em cada uma das quatro primeiras Finais Mundiais (1994, 1995, 1996 e 1997), mas em 1998 se tornou o primeiro país estrangeiro a classificar cinco atletas, com a participação de Rogério Ferreira, André Metzker, Paulo Crimber, Emerson de Souza Leonardo (Turú) e Luziano Vieira da Costa. O Tri-Campeão Mundial Adriano Moraes também estava entre os classificados, mas devido a uma fratura na perna não participou. Depois da criação do escritório e do campeonato da PBR no Brasil, nosso país nunca teve menos do que sete atletas em Las Vegas, sempre colocando pelo menos 15% dos participantes.

Fotos: PBR.com

Siga o @Blog_ArenaBruta no Twitter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17 de outubro de 2012 por em PBR 2012.
%d blogueiros gostam disto: