ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

Giro pela PBR – Os números da temporada 2012

O LÍDER VALDIRON DE OLIVEIRA E O ATUAL CAMPEÃO MUNDIAL SILVANO ALVES VENCERAM APENAS UM ROUND CADA UM NOS 19 PRIMEIROS EVENTOS DA TEMPORADA MAS OS DOIS SÃO OS COMPETIDORES COM MELHOR APROVEITAMENTO NAS MONTARIAS, FAZENDO VALER A REGULARIDADE

 

(por @HenRiQue_Bad) Em 2012 a Professional Bull Riders comemora 20 anos desde sua criação e mais uma vez apresenta um campeonato quente e empolgante que trouxe como principais novidades a diminuição do número de atletas de 40 para 35 em seus grandes eventos, além de algumas transmissões ao vivo através do YouTube e o PBR 15/15 Bucking Battle, um desafio extra que coloca frente a frente o que há de melhor entre competidores e touros. Depois de realizar 19 etapas nas 20 primeiras semanas do ano, o Built Ford Tough Series, que define o Campeão Mundial de cada temporada entrou em recesso, que deve durar quase todo o verão americano e retorna em agosto para a realização dos 10 eventos restantes antes da Final Mundial.

 

COMPETIDORES

Nesta primeira parte da temporada participaram 73 competidores, sendo 49 dos Estados Unidos, 12 do Brasil, sete do Canadá e cinco da Austrália. Deste total, 13 tiveram sua primeira oportunidade na elite da Montaria em Touros, com destaque para o americano Chase Outlaw que conquistou a vitória em seu terceiro evento e o australiano Lachlan Richardson que chamou a atenção ao vencer seu evento de estréia. Além deles, apenas Marco Antônio Eguche conquistou a primeira vitória na carreira este ano, mas o brasileiro estreou em 2011.

 

COMPETIDORES CAMPEÕES

Nos 19 primeiros eventos foram 16 campeões diferentes, sendo que apenas J.B. Mauney e Silvano Alves conquistaram mais de uma vitória. O americano ficou com o título em Baltimore, Albuquerque e no Iron Cowboy em Arlington, enquanto o brasileiro venceu o Last Cowboy Standings em Detroit e a etapa de Glendale. Nos 15 eventos de formato normal, Robson Palermo foi o que embolsou mais dólares com o título, US$ 51.900 em Des Moines, mas Silvano Alvescom a vitória no evento especial de Detroit foi o competidor que mais ganhou prêmios em apenas um fim de semana este ano, US$ 162.733.

Silvano Alves, o competidor que ganhou mais dólares na primeira parte do Campeonato 2012

 

TOUROS CAMPEÕES

Bushwacker, Asteroid e Smackdown juntos somam 12 vitórias nos 19 eventos disputados até agora. Asteroid participou de 10 eventos e ficou com a vitória em seis deles enquanto Smackdown e o atual Campeão do Mundo Bushwacker tem três vitórias cada. O animal que mais proporcionou vitórias foi RMEF Gunpowder & Lead, companheiro de J.B. Mauney em Baltimore, LJ Jenkins em Kansas City e Robson Palermo em Des Moines. Too Sexy, com as vitórias de Guilherme Marchi em Anaheim e Chase Outlaw em Houston é o outro único touro a ter proporcionado mais de um título este ano.

 

LIDERANÇA

Desde o início do ano, apenas três competidores ocuparam a liderança do Ranking. O americano Cody Nance venceu o primeiro evento da temporada e automaticamente passou a ser número um do mundo, mas perdeu a liderança na semana seguinte e atualmente ocupa a 20ª posição. Valdiron de Oliveira e J.B. Mauney se alternaram na liderança cinco vezes. O goiano assumiu o topo logo na segunda etapa e permaneceu até o quinto evento, quando foi ultrapassado por Mauney. O americano ficou em primeiro lugar por sete eventos, maior período registrado na temporada e cedeu a liderança a Valdiron após o 12° evento. O brasileiro liderou por uma semana e novamente JB assumiu a ponta, mas já na semana seguinte Valdiron de Oliveiravoltou ao lugar mais alto da classificação, onde está nas últimas seis etapas.

O líder Valdiron de Oliveira montando Rango, um dos touros destaques da temporada

 

INDICE TÉCNICO

Apenas três competidores já fizeram mais de 60 montarias, Silvano Alves que montou em 63 touros e Renato Nunes e LJ Jenkins, com 61 cada. Silvano também lidera no número de paradas, 41, mas proporcionalmente o melhor aproveitamento é de Valdiron de Oliveira com 58 montarias e 39 paradas, ou seja, 67.24%. Neste quesito, além de Valdiron, os outros três melhores também são brasileiros: Silvano Alves, 65.08%; Guilherme Marchi, 60.38% e Fabiano Vieira, 57.50%. De todos os competidores que montaram em mais de três eventos este ano, apenas 11 tem um aproveitamento superior a 50%. Se considerar os números absoluto, somente Piston Robinson com 66.67% tem um aproveitamento menor que Valdiron de Oliveira, mas o americano montou em apenas um evento, obtendo nota em dois dos três touros que desafiou antes de quebrar as duas pernas na Final de Nova York.

 

COMPETIDORES POR EVENTOS

De todos os competidores que participaram do Campeonato este ano, apenas 10 foram a todos os eventos: os brasileiros Silvano Alves, Guilherme Marchi, Marco Antônio Eguche e Renato Nunes; os americanos LJ Jenkins, Austin Meier, Luke Snyder, Harve Stewart e Caleb Sanderson e o canadense Aaron Roy. Além deles, outros cinco participaram de 18 eventos: Valdiron de Oliveira, Stormy Wing, Jordan Hupp, Cody Nance e Dusty Ephrom. No total, 30 competidores participaram de pelo menos metade das etapas até agora. Fabiano Vieira que está em nono lugar tendo participado de 13 eventos e Robson Palermoem 16° lugar com nove eventos são os dois competidores que estão melhores colocados no Ranking tendo participado de menos eventos.

Luke Snyder, veterano que tem feito sua melhor temporada desde que estreou na PBR em 2001

 

VITÓRIAS POR ROUND’s

Ao todo, 31 competidores conquistaram vitórias em Rounds até agora. J. B. Mauney lidera com nove vitórias, sendo que três foram em Finais. Marco Antônio Eguche fez a melhor nota em duas Finais, mas está em segundo lugar nos Rounds ganhos com oito vitórias. Robson Palermo é o terceiro com cinco vitórias seguido de Renato Nunes, LJ Jenkins, Ryan Dirteater, Douglas Duncan e Luke Snyder, com quatro Rounds ganhos cada. Outros sete competidores também venceram duas ou três vezes. Apesar de liderar o Ranking, Valdiron de Oliveira venceu apenas um Round nos 18 eventos que participou, mesmo número de vitória de Silvano Alves, o que prova que os dois estão mais focados em paradas do que em notas altas.

 

TOUROS POR ROUND’s

Em Rounds, 55 touros proporcionaram vitórias, com destaque para Bad Moon, que já deu o primeiro lugar para cinco competidores. RMEF Gunpowder & Lead é o segundo nesta lista com quatro vitórias em Rounds, seguido de Priceless e Hee Bee Gee Bee, com três vitórias cada. Outros oito animais proporcionaram duas vitórias este ano.

J.B. Mauney montando RMEF Gunpowder & Lead com a mão direita

 

CLUBE DOS 90

Nesta primeira parte do Campeonato aconteceram 40 montarias que receberam 90 pontos ou mais. A maior nota da temporada até agora foi marcada por Valdiron de Oliveira quando montou Buckey no PBR 15/15 Bucking Battle em Sacramento com 94 pontos. Mas é J.B. Mauney que tem o maior número de grandes notas até o momento, com seis montarias acima dos 90 pontos, mantendo três delas entre as 10 maiores do ano. Luke Snyder aparece em segundo com quatro notas acima de 90 pontos, seguido de Renato Nunes, Marco Antônio Eguche e Ryan Dirteater, ambos com três.

 

RMEF Gunpowder & Lead já proporcionou quatro notas acima dos 90 pontos sendo que três delas estão entre as 10 maiores do ano. No total, os touros de seu proprietário Jeff Robinson já deram 11 notas acima de 90 pontos este ano, número quase três vezes maior que a boiada de Boyd & Floyd e D&H Cattle, que tem três notas cada.

Valdiron de Oliveira montando Buckey, a maior nota desta temporada

 

MONTARIAS

Até agora foram 1.827 montarias, sendo 1.722 válidas pelos eventos e outras 115 no PBR 15/15 e os touros levaram a melhor em mais de 60% das vezes. Os competidores atingiram os oito segundos 715 vezes, o que dá 39.13% do total. O evento com o maior índice de paradas foi o de Nova York onde em 51.07% das vezes os competidores levaram a melhor. O de menor índice no geral foi o Iron Cowboy, com apenas 23.40% de paradas, mas considerando eventos de formato normal, Oklahoma City teve o menor índice, com 31.45% de paradas.

 

INDICE POR ROUNDS

Considerando apenas os Rounds, o primeiro desta temporada em Nova York e o segundo da etapa de Portland foram os melhores para os competidores, que pararam em 23 dos 40 touros (até a 5ª etapa montavam 40 competidores), ou seja, 57.50% de paradas. No geral, os touros tiveram melhor desempenho na semi-final e na Final do Iron Cowboy, onde derrubaram em 100% das montarias, sendo quatro atletas derrotados na semi-final e dois na Final. Em eventos de formato normal, o Round 3 em Pueblo teve o menor índice, com apenas sete paradas em 31 montarias, (22.58%).

Fabiano Vieira mesmo ficando de fora dos seis primeiros eventos da temporada já ocupa um dos 10 primeiros lugares no Ranking

 

INDICE POR FINAIS

Em Finais, ou Short-Go, que é quando estão reunidos apenas os 10 melhores competidores de cada evento o maior índice de paradas aconteceu em Billings, onde os competidores pararam em sete dos 10 touros e o menor índice foi com duas paradas, repetidas em Glendale, Des Moines, Uncasville e Houston. Vale lembrar que em Houston o número de 10 competidores montando no Round decisivo foi coincidência, já que este era um evento especial e ganharam o direito de montar na Final todos os competidores que obtiveram nota no Round anterior. O Round Bônus, que foi realizado em apenas nove dos 19 eventos, reúne somente os 10 melhores competidores até o penúltimo dia de competição e o melhor índice de paradas foi em Baltimore, com seis dos 10 competidores obtendo nota e o menor índice em Des Moines, onde apenas um dos 10 competidores conseguiu permanecer os oito segundos.

Touro Smackdown, um dos três melhores da temporada

 

Fotos: PBR.com

 

Siga @Blog_ArenaBruta no Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28 de maio de 2012 por em PBR 2012.
%d blogueiros gostam disto: