ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

PBR Touro da Semana – Asteroid

Touro da Semana – Asteroid (by @HenRiQue_Bad)

Desde o mês de agosto estou apresentando a série “Touro da Semana” que irá destacar um a um os 10 melhores touros da temporada 2011. Antes da Final Mundial, cada competidor do TOP 40 escolhe seu touro favorito para concorrer em Las Vegas ao Título de Melhor Touro do Ano. O título é dado ao touro que entre os pré-selecionados, tiver a melhor média de notas, considerando duas montarias, com isso, apesar de Bushwacker, I’m a Gangster e Asteroid serem os principais favoritos por terem as maiores notas do ano, eles ainda dependem de um excelente resultado nos cinco dias da PBR World Finals. Ou seja, se eles tiverem apenas um dia ruim e receber uma nota baixa, abrem as portas para qualquer um dos outros indicados

 

Asteroid – Circle T Ranch & Rodeo

 

Ele só chegou na PBR na metade do Campeonato, e quando Bushwacker e I’m a Gangster já reinavam absolutos na briga pelo Título de Melhor Touro da Temporada, Asteroid passou por maus momentos tendo que provar ser apto a estar no TOP 40 e agora chega a Final Mundial como um dos três favoritos a fivela de 2011.

O grande responsável pelo sucesso deste touro em 2011 talvez seja Cody Lambert, Diretor que escolhe os animais da principal divisão da PBR. Lambert, o colocou no TOP 40 mesmo sem ele ter feito nenhuma apresentação em eventos da segunda divisão e depois de um fraco desempenho logo na estréia o veterano campeão acreditou em seu potenciou e lhe deu mais uma chance. A escalada de Asteroid rumo ao estrelato em apenas três meses pode ser medida pelos próprios comentários de Cody Lambert, que primeiro o colocou num segundo nível de favoritismo e algumas semanas mais tarde, depois do touro vencer quatro eventos seguidos o colocou no nível superior, dizendo que ele era tão bom quanto os dois principais favoritos. Em um de seus post’s semanais a respeito dos touros do TOP 40, o diretor declarou: “Existem touros bons em cada um dos cinco quesitos de avaliação da montaria, mas Asteroid pertence a um seleto e raro grupo que são bons em todos os quesitos.”

Com apenas quatro anos de idade, Asteroid completou um ano de carreira profissional no dia 09 de outubro. Criado por Cooper Kanngiesser, finalista mundial da PRCA e que mantêm alguns animais no estado do Kansas ele fez sua estréia durante um evento do CBR (Championship Bull Riding) em Kansas City, onde logo de cara derrubou o premiado competidor Clayton Foltyn com 3.61 segundos. Depois de ser adquirido por Stace Smith, melhor tropeiro da PRCA nos últimos sete anos, ele partiu para os eventos da entidade, onde se manteve invicto em oito montarias, sendo avaliado quatro vezes com nota igual ou superior a 46 pontos e conquistando o título em três eventos. Em um desses excelentes desempenhos ele foi notado por Cory Melton, quatro vezes finalista mundial da PBR e que atualmente ajuda seu pai, Gene, na administração de uma das principais boiadas da PBR.

Em abril deste ano, Asteroid passou a integrar o plantel da Circle T Ranch & Rodeo, com sede em Louisianna e parecia ser apenas mais um no meio de feras conhecidas como Jack Daniel’s After Party, Bad Moon, Immigrant, Outa da Blue e Speckled Ivory. Com a aprovação de Cody Lambert ele foi levado direto para um evento da Built Ford Tough Series, mas sua primeira apresentação passou longe de ser o que se esperava dele, e muito mais ainda de um animal que pudesse se tornar candidato ao título. Em um péssimo dia ele recebeu a pior nota de sua carreira, 39.50 pontos, concedendo ao brasileiro Elton Cide apenas 76 pontos no primeiro Round da etapa de Des Moines. Depois de um fim de semana de folga, ele recebeu uma nova chance e foi escalado para o terceiro Round do evento de Pueblo. Desta vez ele não decepcionou e derrubou Piston Robinson com 3.15 segundos, sendo avaliado com 45.25 pontos, terminando entre os cinco melhores animais da etapa.

Depois do break de verão na principal divisão da PBR, Cody Lambert estava convencido de que ele era um animal para ser colocado na Final dos eventos e logo no reinicio da temporada ele derrubou Silvano Alves, no Short-Go da etapa de Thackerville, onde ficou em terceiro lugar, o que começou a lhe dar destaque entre os principais touros do campeonato. Apartir daí, ele participou de mais cinco eventos, ganhando quatro títulos de melhor touro seguido em Tulsa, San Antonio, Milwaukee e Springfield, seu último evento antes da Final Mundial. Desde que estreou na BFTS, ele foi montado nove vezes, e além de Elton Cide apenas Fabiano Vieira obteve nota, na final do evento de Billings. Na carreira ele já soma 18 montarias e apenas as duas paradas dos brasileiros, tendo sido avaliado 10 vezes com nota igual ou maior a 45 pontos. Além das duas vezes que foi montado com sucesso, apenas Kasey Hayes, no evento de Milwaukee conseguir ficar sobre ele por mais de 5.0 segundos.

Asteroid sendo montado por Piston Robinson

Howard Talley, proprietário da Circle T Ranch, comprou seus primeiros animais de rodeio em 2000 e contratou Gene Melton para tomar conta da boiada. Melton, é um ex-competidor do Laço em Dupla e detêm o recorde de tempo da modalidade na PRCA a 35 anos. Além de Gene e seu filho Cory, a boiada é levada aos eventos sob os cuidados de Rex Meier, pai do vice-campeão Mundial de 2010, Austin Meier. Em 11 anos a Circle T já teve grandes animais, mas nas últimas temporadas tem aumentado muito seu nível, mantendo alguns dos mais respeitados touros da PBR. Nesta temporada, com a ajuda de Asteroid, primeiro animal de Talley a concorrer ao título, o tropeiro foi equiparado ao patamar de Jeff Robinson e Chad Berger.

Como ainda não é possível saber como será o desempenho de I’m a Gangster na Final Mundial depois de sua lesão, Asteroid chegará a Las Vegas como o principal adversário de Bushwacker. Mas Asteroid tem duas vantagens sobre seu concorrente. Como o título será dado ao touro que obtiver maior média de nota em duas apresentações da final, ele levará vantagem se ambos derrubarem os competidores antes dos 3.0 segundos. Bushwacker dá dois ou três pulos alinhado para frente, pra daí rodar, onde garante grande parte de sua nota. Se os competidores caírem antes dele começar a rodar, sua nota não será tão alta. Asteroid porém, explode toda sua potencia assim que o portão se abre, o que lhe fará garantir uma excelente nota, mesmo que o competidor caia rapidamente. A outra vantagem, é que Asteroid continua pulando muito mesmo quando o competidor não está mais emcima, enquanto Bushwacker costuma variar seu desempenho quando está sozinho. Apesar da avaliação só valer enquanto o competidor estiver em contato com o animal, isto pode influenciar na nota dos juizes.

ESTATISTICAS (Até 15/10/2011)

Montarias: 18

Paradas: 2

Notas 90+: Nenhuma

Notas 45+: 10

Maior Série Invicta: 10 Montarias – (Out/10 a Mai/11)

Montarias Abaixo de 2 Segundos: 6

Montarias Abaixo de 5 Segundos: 14

Últimas 10 Montarias: 2 Paradas

Contra TOP 10 PBR: 3 Montarias (1 Parada)

Contra TOP 10 PRCA: 2 Montarias (Invicto)

Contra Brasileiros: 3 Montarias (2 Paradas)

Maior Nota Recebida

/ 47.50 – Kasey Hayes (5.24 segundos), Milwaukee/WI, Setembro/2011 (BFTS)

Maiores Notas Concedidas

/ 87.00 – Fabiano Vieira, Billings/MT, Agosto/2011 (BFTS)

Montarias Mais Rápidas

/ 0.84 segundos – Trent Cormier, Shreverport/LO, Outubro/2011 (PRCA)

/ 0.90 segundos Travis Atkinson, Hunstiville/TX, Março/2011 (PRCA)

/ 0.93 segundos – Piston Robinson, Springfield/MO, Setembro/2011 (BFTS)

/ 1.10 segundos – Jerett Nash, Jackson/MS, Fevereiro/2011 (PRCA)

Siga o @Blog_ArenaBruta no Twitter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18 de outubro de 2011 por em PBR, Touro da Semana.
%d blogueiros gostam disto: