ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

PBR Favoritos na Final Mundial

Os Favoritos da Final Mundial (by @HenRique_Bad)

 

Valdiron de Oliveira na Final de 2010

A PBR World Finals reúne os melhores touros e os melhores competidores da temporada, por isso é considerado o melhor evento em nível técnico do mundo e consequentemente o mais difícil de vencer. Este ano, cerca de 150 touros serão levados a Las Vegas e nenhum deles vai estar lá por acaso. Para conseguir a convocação eles precisam ter apresentado desempenho acima da média durante a temporada, o que significa que a cada Round os competidores serão expostos somente a verdadeiras máquinas de pulo. Alguém pode pensar que, apesar de nas etapas existirem alguns animais relativamente fracos, os competidores são colocados na maioria do tempo frente a frente com estes touros da Final, sem contar que os concorrentes também são os mesmos da temporada inteira, então o evento de Las Vegas não é nenhum “bicho de sete cabeças” para competidores de alto nível. Mas na verdade não é bem assim, pois o fator psicológico também conta muito e ninguém vai a Final Mundial a passeio, o que faz com que todos que entram na arena estejam totalmente sobre pressão, seja pela briga pelo título ou uma cobrança pessoa, consigo mesmo, para fechar a temporada na melhor colocação possível, além dos muitos dólares que eles podem ganhar a cada montaria que completarem os oito segundos. Outro fator decisivo é o físico, pois em etapas tradicionais são dois, no máximo três dias, montando em animais dos mais variados níveis e na World Finals são cinco dias sem intervalos, lutando contra todos os fatores já citados acima. É ai que os brasileiros levam mais vantagem ainda, pois os rodeios por aqui são neste formato, de no mínimo quatro dias. Já nos Estados Unidos, além da BFTS que é em no máximo três dias por semana, tem a segunda divisão que é em sua maioria em etapas de apenas um dia.

 

SILVANO ALVES

O paulista chega a Final Mundial com tudo a seu favor e além de favorito ao Título Mundial é o principal favorito a vencer a maratona de cinco dias na arena de Las Vegas. Ano passado, em sua primeira Final ele caiu de apenas um dos cinco primeiros e ainda parou no Round decisivo, ficando em segundo lugar na classificação do evento. Acho praticamente impossível ele não parar em pelo menos quatro touros este ano e ficar entre os cinco melhores do evento, o que lhe garantiria a Fivela de Campeão Mundial. Silvano foi “criado” no Top Team Cup (Circuito Crystal), onde até pouco mais de um ano atrás participava de eventos com quatro, cinco dias e a cada Round desafiava somente animais de alto nível, o que o torna especialista em eventos de longa duração. Este ano, quando esteve competindo no Brasil ele foi Campeão no Desafio de Duplas em Americana e do Rio Verde Rodeio, ambos em formatos longos e que exigem muita resistência. Considerado um competidor “frio”, ele é focado, alheio as badalações de ser um astro da PBR e certamente saberá dominar o fator psicológico como ninguém. Vale lembrar que Silvano Alves depende apenas de si mesmo para se tornar o segundo competidor mais jovem a ser Campeão Mundial da PBR, e a cada montaria que completar os oito segundos ele estará mais próximo disso.

 

VALDIRON DE OLIVEIRA

O goiano chega a sua quinta Final Mundial brigando diretamente pelo título e precisa parar em pelo menos quatro touros para alimentar este sonho. Mas concerteza o que ele tem de sobra é resistência física e não será nenhuma novidade vê-lo dominando todos os touros que montar na Final Mundial, ainda mais agora que está mais perto do que nunca de seu primeiro Título Mundial. Das quatro vitórias que teve em 2011, duas foram em eventos com 5 Rounds, onde os competidores precisam montar em dois touros seguidos durante duas noites. Valdiron está nos Estados Unidos desde 2007 e não enfrentou eventos longos com touros do nível do Top Team Cup ou os que a PBR Brazil tem agora, mas ele foi um dos competidores mais premiados da PRT e do inicio da PBR Brazil, e certamente a experiência vai contar muito nesses cinco dias de montarias em Vegas.

 

Robson Palermo

ROBSON PALERMO

O acreano está nos Estados Unidos desde 2006, e não montou nos eventos longos do Brasil com o nível da boiada que temos hoje, mas desde muito jovem ele sabe o que é competir em eventos de longa duração e resistência física e principalmente a dor é uma de suas principais características. Mesmo depois de uma lesão no tornozelo e outra no ombro Palermo parou em 41 dos 71 touros que montou no campeonato deste ano, sendo o competidor que mais fez montarias acima dos 90 pontos, incluindo as duas maiores notas da BFTS este ano e a maior nota da PBR em 2011, durante uma etapa do Touring Pro Division. Robson Palermo já foi Campeão da PBR World Finals, quando ainda era no formato de oito Rounds e a Final deste ano talvez seja o evento mais complicado que ele já disputou em sua carreira, pois ele está sofrendo a meses com dores no ombro e montar em cinco ou seis touros seguidos não será fácil, mas acredito que no domingo ele estará entre os classificados para o Round decisivo, pois certamente irá obter nota em no mínimo três dos cinco Rounds preliminares.

 

FABIANO VIEIRA

Acredito que entre os quatro competidores que mais tem chance de vencer a Final Mundial esteja Fabiano. O paranaense se tornou o competidor mais eficiente dos últimos 10 eventos, parando em 21 dos 32 touros que montou desde o final de julho. Assim como Silvano, Fabiano Vieira também competiu até dois anos atrás no Top Team Cup, mas antes disso já tinha pelo menos cinco temporadas de longos eventos pelo Brasil a fora. Esta será sua primeira Final Mundial, mas ele já está totalmente adaptado aos touros da América e eu apostaria que ele deva parar em pelo menos cinco touros em Las Vegas.

 

RENATO NUNES

Depois de ficar fora de 20 dos 29 eventos da temporada devido a uma cirurgia no dedo e outra no ombro, o atual Campeão Mundial não poderia ser considerado como favorito a vencer em Las Vegas pelo segundo ano consecutivo. Mas nesta semana em Columbus, Renato mostrou que vai surpreender na Final Mundial mesmo não tendo chances matemáticas de ser bi-campeão da PBR. Ano passado ele foi o único a parar nos seis touros da Final, e agora depois de quase seis meses sem montar ele parou em dois dos quatro touros que montou em Columbus e mostro que está em total condições de parar em pelo menos quatro touros em Vegas. Se vencer, Renato Nunes se torna o outro único competidor além do lendário Troy Dunn a vencer duas vezes a PBR World Finals e o primeiro a vencer dois anos seguidos.

 

Shane Proctor

SHANE PROCTOR

Resistência foi o nome do meio de Shane Proctor nesta temporada. Líder do Campeonato da PRCA, ele passou a temporada toda se dividindo entre a estrada e as arenas das duas entidades. Em grande parte da temporada ele montava na quarta e na quinta-feira em eventos da PRCA, depois viajava centenas e até milhares de quilômetros para competir na sexta-feira e no sábado pela PBR e no domingo retornava aos eventos da PRCA, o que o fez montar em 150 touros neste ano. Proctor, perdeu três eventos antes de Columbus devido a uma lesão na virilha, mas resolveu voltar a montar neste fim de semana alegando estar intediado de ficar em casa. Ele fez apenas uma montaria na última etapa da temporada e sua lesão se agravou um pouco mas segundo o médico da PBR ele estará em plena forma para a Final. Talvez ele não possa desbancar os brasileiros no evento, mas tem tudo para ser o melhor americano na soma dos cinco dias, pois acredito que se a lesão não atrapalhar ele deva parar em pelo menos quatro touros na Final Mundial.

 

LUKE SNYDER

Recordista de participações em eventos seguidos na PBR, Snyder foi Campeão da Final Mundial logo em seu ano de estréia em 2001, quando o evento ainda era disputado em quatro dias e cinco Rounds. Depois disso ele teve uma carreira discreta e apagada e dos 19 touros que montou nas últimas três Finais Mundiais ele parou em apenas três. Em 2011 pela primeira vez desde sua estréia na PBR ele conseguiu parar em mais de 40% dos seus touros e venceu um dos eventos mais difícil da temporada até agora, o Last Standings Cowboy, onde teve que montar três touros na mesma noite. Luke Snyder tem experiência e esta motivado pois o bi da Final Mundial lhe colocaria pela primeira vez no TOP 5 do campeonato e assim como Proctor tem tudo para ser o melhor americano nesta Final.

 

RYAN DIRTEATER

O “Cherokee Kid” é um competidor que deve-se prestar muita atenção nesta Final. Depois de perder a temporada de 2010 inteira devido a lesões, ele só montou em 20 eventos este ano mas foi extremamente regular principalmente nos últimos 10 eventos. Das cinco finais que entrou desde o evento de Thackerville, ele conquistou uma vitória, um segundo, um terceiro e um quarto lugar. A única Final Mundial que esteve presente foi a de 2008, quando parou em apenas um dos sete animais que montou, mas este ano o competidor de 22 anos certamente terá um desempenho melhor e deve parar em pelo menos três ou quatro animais, sendo o principal candidato a ser a surpresa do evento.

 

MIKE LEE

Aos 28 anos, o texano sabe como ninguém usar as Finais para decidir um campeonato. Em 2004 depois de vencer a Final Mundial ele se tornou o primeiro competidor a ser Campeão Mundial sem ter vencido nenhum evento durante a temporada e também o primeiro a vencer o Mundial e as Finais no mesmo ano. Esta será sua 10ª PBR World Finals, e em todas as outras nove ele parou em pelo menos dois touros. Quinto colocado no campeonato de 2010, Mike Lee parecia não emplacar na temporada deste ano, se alternando entre eventos bons e outros ruins, mas depois do break de verão ele voltou com tudo e das 10 etapas disputadas desde julho, ele chegou a Final de seis. Ele tem experiência, atravessa uma excelente fase e deve parar em no mínimo três ou quatro touros na Final Mundial, o que o credencia como favorito a vencer o evento pela segunda vez.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17 de outubro de 2011 por em PBR.
%d blogueiros gostam disto: