ARENA BRUTA – Rodeio com mais conteúdo

O melhor conteúdo sobre o verdadeiro esporte do Cowboy

PBR Touro da Semana – I’m a Gangster

Touro da Semana – I’m a Gangster (by @HenRiQue_Bad)

Desde o fim de agosto estou apresentando a série “Touro da Semana” que irá destacar um a um os 10 melhores touros da temporada 2011. Antes da Final Mundial, os competidores do TOP 40 escolhem oito animais, que irão concorrer em Las Vegas ao Título de Melhor Touro do Ano. O título é dado ao touro que entre os oito pré-selecionados, tiver a melhor média de notas, considerando duas montarias, com isso, apesar de Bushwacker e I’m a Gangster serem os principais favoritos por terem as maiores notas do ano, eles ainda dependem de um excelente resultado nos cinco dias da PBR World Finals. Ou seja, se eles tiverem apenas um dia ruim e receber uma nota baixa, abrem as portas para qualquer um dos outros indicados.

I’m a Gangster – Jeff Robinson

Este ano, I’m a Gangster foi aos dois extremos da carreira de um touro-atleta. Em boa parte da temporada ele foi um dos mais badalados nomes da PBR e agora está afastado se recuperando de uma complicada lesão para disputar o Título Mundial no fim deste mês em Las Vegas. Forte e muito rápido, ele foi montado apenas três vezes em 66 tentativas, sendo que a última foi a mais de um ano.

Preto, imponente e com um par de chifres de botar respeito, este animal de quase 700 quilos é neto legítimo de Houdini, lendário touro que mesmo depois de aposentado das arenas foi comprado por US$ 100 mil só para reprodução e hoje é o animal que mais tem herdeiros pulando na PBR. Batizado inicialmente de Bad Dream, ele nasceu no Canadá, sobre os cuidados do tropeiro Lorne High e logo que demonstrou seus primeiros pulos, ainda garrote, foi comprado em sociedade pelos respeitados tropeiros Jerry Nelson, da Frontier Rodeo e Tom Teague, da Teague Bucking Bulls.

Pelo que havia demonstrado nas arenas das fazendas onde passou, I’m a Gangster se tornou um dos únicos animais a fazer sua estréia profissional direto na Built Ford Tough Series, sem passar pelas divisões de acesso da PBR. Seu primeiro evento foi em fevereiro de 2008 em Winston-Salem na Carolina do Norte, quando derrubou o tri-campeão Mundial Adriano Moraes com 5.1 segundos. Depois de mais uma montaria pela BFTS e duas pelo Touring Pro Division, ele foi comprado por Jeff Robinson, que é seu atual proprietário em sociedade com Mike e Cherie Cappello, que logo o colocou este nome atual. No fim de 2009, Robinson mudou seu nome para Uncle Buck, permanecendo durante toda a temporada passada quando concorreu pela primeira vez ao Titulo de Touro do Ano e no inicio deste ano ele voltou a ser chamado pelo nome que o consagrou.

I’m a Gangster é muito ágil e é do tipo de touro que balança muito a cabeça para tomar impulso em seus giros e dificilmente tira as quatro patas do chão ao mesmo tempo. Por ser mais rápido que a maioria dos outros touros, quando o competidor perde a posição ele dificulta que o atleta possa “voltar a traia” entre um pulo e outro, o que faz com que ele seja jogado ao chão imediatamente. Imprevisível, ele também é inconstante e nunca mantêm o mesmo ritmo durante uma montaria. Essa inconstância pode jogar contra ele mesmo, pois muitas vezes ele acaba perdendo o equilíbrio com as patas traseiras e precisa parar de pular por instantes para se re-estabelecer e isso faz com que o competidor possa retomar a posição, ficando mais propicio a vence-lo.

I'm a Gangster com Colby Yates na Final do Iron Cowboy 2011

Das 66 vezes que entrou na arena I’m a Gangster já foi desafiado por 41 competidores diferentes mas são dois brasileiros os únicos que ficaram oito segundos em seu lombo. O primeiro a derrotá-lo foi Guilherme Marchi em janeiro de 2009 na cidade de Nova York, quebrando uma série de 18 montarias invicto com uma montaria de 90.75 pontos. Antes disso, apenas Adriano Moraes e Ednei Caminhas haviam suportado mais que 5.0 segundos em seu lombo. Depois de um ano e mais 16 montarias invicto, Valdiron de Oliveira foi Campeão do evento de Baltimore depois de suportar o tempo regulamentar em cima da fera. Oito meses mais tarde e já com uma nova série de 13 montarias invicto, Valdiron novamente o derrotou, durante a Final do evento em Charlottesville, no final de setembro do ano passado. De lá pra cá foram mais 18 apresentações, todas sem dar chance aos desafiantes. Com um percentual favorável de 95.45%, o “poderoso chefão” joga os competidores ao chão com uma média de 3.31 segundos e já foi avaliado com 45 pontos ou mais em 47 montarias.

Aos sete anos de idade e totalmente amadurecido, I’m a Gangster se tornou ainda mais explosivo nesta temporada, onde faturou o Título de Melhor Touro nos eventos de Nova York, Indianapolis, Glendale e Duluth pela BFTS, além de um Título na cidade de Asheville, pela segunda divisão da PBR. Em 2011 foram 15 apresentações com 11 notas acima de 45 pontos, e até antes da montaria de Fabiano Vieira em San Antonio quando se lesionou, ele tinha derrubado seus adversários com uma média de 3.23 segundos. Foi uma temporada de ouro para o “pupilo” de Jeff Robinson, onde ele conseguiu derrotar pelo menos uma vez competidores do nível de Guilherme Marchi, Robson Palermo, J.B. Mauney, Austin Meier e Kody Lostroh com menos de 3 segundos, fato que o colocou desde o iníco do ano como um dos dois principais candidatos ao Título e lhe deu uma das duas vagas no Round Final do Iron Cowboy, em fevereiro.

I'm a Gangster despachando Austin Meier

O fato triste da temporada brilhante de I’m a Gangster aconteceu na noite de 20 de agosto, quando o brasileiro Fabiano Vieira o escolheu para montar no Short-Go da etapa de San Antonio. O touro estava inquieto dentro do brete e impôs bastante dificuldade para Fabiano começar a montaria. Logo depois que o portão se abriu, ele já aparentou dores, chegando a cair com a parte traseira e depois que derrubou o competidor, saiu mancando de dentro da arena. Depois de examinado pelo Dr. Gary Warner, ficou constatado que ele havia rasgado um dos músculos da pata traseira esquerda com possíveis danos também a alguns nervos. A recuperação não é demorada, mas ele só será testado durante as Finais Mundiais, no fim deste mês.

Fica difícil apostar em I’m a Gangster, pois não se sabe se ele terá total condições de se apresentar e se manterá o mesmo nível que tinha antes. Mas ele voltar da mesma forma que vinha se apresentando nos oito primeiros meses do ano, vai concorrer cabeça-a-cabeça com Bushwacker, já que o Título de Melhor Touro do Ano é dado de acordo com as duas apresentações que ele fizer em Las Vegas.

ESTATISTICAS (Até 02/10/2011)

Montarias: 66

Paradas: 3

Notas 90+: 1

Notas 45+: 47

Final Mundial PBR: 3 (2008 a 2010)

Maior Série Invicta: 18 Montarias – 2 Vezes (Fev/08 a Jan/09 – Out/10 a atual)

Montarias Abaixo de 2 Segundos: 9

Montarias Abaixo de 5 Segundos: 56 (84%)

Últimas 10 Montarias: Invicto

Últimas 20 Montarias: 1 Parada

Últimas 30 Montarias: 1 Paradas

Últimas 40 Montarias: 2 Paradas

Últimas 50 Montarias: 3 Paradas

Contra Campeões Mundiais PBR: 13 Montarias (1 Parada)

Contra Campeões Mundiais PRCA: 1 Montaria (Invicto)

Contra TOP 10 PBR: 16 Montarias (3 Paradas)

Contra TOP 10 PRCA: 2 Montarias (Invicto)

Contra Brasileiros: 15 Montarias (3 Paradas)

Competidor que mais montou: Mike Lee 4 Montarias (Invicto)

Maior Nota Recebida

/ 46.75 – Renato Nunes (2.40 segundos), Springfield/MO, Setembro/2009 (BFTS)

/ 46.75 – J.B. Mauney (1.95 segundos), Nova York/NY, Janeiro/2011 (BFTS)

Maiores Notas Concedidas

/ 90.75 – Guilherme Marchi, Nova York/NY, Janeiro/2009 (BFTS)

/ 89.25 – Valdiron de Oliveira, Baltimore/MD, Janeiro/2010 (BFTS)

/ 88.25 – Valdiron de Oliveira, Charlottesville/VA, Setembro/2010 (BFTS)

Montarias Mais Rápidas

/ 1.30 segundos – Pete Ferley, Las Vegas/NV, Outubro/2009 (World Finals)

/ 1.40 segundos – Cody Campbell, Las Vegas/NV, Outubro/2009 (World Finals)

/ 1.89 segundos – Clay McIntyre, Lexington/Va, Novembro/2009 (TPD)

/ 1.89 segundos – J.B. Mauney, Tampa/FL, Abril/2011 (BFTS)

Siga o @Blog_ArenaBruta no Twitter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 4 de outubro de 2011 por em PBR, Touro da Semana.
%d blogueiros gostam disto: